segunda-feira, 26 de maio de 2014

RETIFICAÇÃO: NO TEXTO, ABAIXO, SOBRE A REVISTA ÉPOCA, DESTA SEMANA, REPITO ESSA PALAVRA, DUAS VEZES, DE FORMA ERRADA, QUANDO O CERTO É: QUE A REVISTA APRESENTA UM TEMA PRINCIPAL QUE É COMPARAR O BRASIL, HÁ 16 ANOS, QUANDO ESSA REVISTA FOI LANÇADA, E, FAZEM UMA SIMULAÇÃO DO BRASIL EM 2030, OU SEJA, 16 ANOS APÓS, COMPARANDO-NOS COM.....



....vários países, criados há mais de 1.500 anos (o Brasil possui 514 anos), inclusive, Roma, Itália, antes de JESUS CRISTO TER NASCIDO, e ainda desejam que este País seja de 'primeiro mundo'!
 
Quando estudava na UFBA. (Universidade Federal da Bahia), na Escola de Administração Pública (há mais de vinte anos acabaram essa especialização, parecendo que o Brasil estava abarrotado de profissionais em gestão pública, juntando-se com a gestão privada, hoje, a única existente na Bahia, e, acho até, excetuando-se a FGV-SP e RJ, em todo o Brasil! Precisamos, urgentemente, da volta da administração pública, em todo o Brasil, como na França, Paris, a melhor do mundo!), os professores citavam um estudo de um antropólogo americano que contestavam estudos querendo comparar a formação do Brasil com outros países, especialmente da Europa e dos EUA! Ele citou o principal argumento que é a topografia acidentada do nosso território, além da sua extensão continental, o quinto maior do mundo, e, também, o segundo fator, principal, também, da nossa idade que, para um país, é como se fosse de um jovem de dez a quinze anos! Portanto, esses bestões que escrevem por ai, várias bobagens, inconsistentes, por exemplo, comparar o Brasil a Suíça, Suécia, Dinamarca, Escandinávia, EUA, etc. mereceriam ser condenados em prisões fechadas por estarem fazendo terrorismo contra a população, especialmente, a quase desinformada como a nossa! Voltando a esse estudioso americano, acima citado, um dos exemplos mais significativos da diferença de crescimento dos EUA com o Brasil foi o fato dos seus descobridores: enquanto nós fomos descobertos, POR ACASO, pelos portugueses, pois, queriam descobrir novo caminho para as Indias, e, ao saberem do engano, o Pedro Álvares Cabral, irritadíssimo, com menos de 72 horas na Bahia, se picou para as Índias, deixando aqui um bocado de condenados pela justiça portuguesa (os falados 'degredados'), ou seja, perdemos ai uns 50 anos do nosso 'descobrimento', os americanos foram descobertos por irlandeses, na maioria, e, em segundo plano ingleses insatisfeitos e perseguidos pela Coroa inglesa! E mais, enquanto o crescimento americano foi feito através da carruagem, puxada a cavalo, e, poucos anos depois, pelo trem, aqui, mais de CEM ANOS através do cavalo, e, devido a nossa imensidão territorial, somente nas bordas do mar! DUZENTOS E CINQUENTA ANOS DEPOIS, COM OS BANDEIRANTES (como mataram índios! como saquearam a nossa riqueza! como estupraram mulheres indígenas! como roubaram dos índios! E ainda nos ensinaram, e, acho até que ainda ensinam que eles foram heróis nacionais em desbravar o Brasil para o interior, claro, fizeram, com todo tipo de arbitrariedade sem nunca pensarem em um Brasil grande!). Por exemplo a favor do nosso atraso histórico, a primeira linha de trem do Brasil foi a que liga Curitiba para o porto de Paranaguá, uns cem km, lindíssima (morreram mais de mil brasileiros na construção daquela estrada, muitos índios e escravos), e, para ela ser construída foram mais de dez anos de discussão no Congresso Imperial, como sempre, contra esse projeto, simplesmente, pela força das BANCADAS DOS 'BURROS' E DOS ESCRAVOCRATAS! Calma, os explicarei: A BANCADA DOS 'BURROS', eram os  que possuíam centenas desses animais para transportarem cargas para os portos, especialmente, o de Paranaguá e Santos  para serem exportadas ou para os demais estados do Brasil; a BANCADA DOS ESCRAVOCRATAS porque não queriam perder grandes somas de 'alugueis' de escravos que acompanhavam os burros, um animal e um ser humano escravo, andando milhares de km, numa condição de vida beirando a miséria, até esses portos! A discussão foi intensa, pois, essas bancadas não queriam perder essas fontes de rendas, e, duas 'preocupações': O QUE FAZEREM COM MILHARES DE BURROS CASO O TREM FOSSE IMPLANTADO, E, COM OS ESCRAVOS QUE ACOMPANHAVAM ESSES ANIMAIS! Os escravocratas e donos dos burros  queriam indenização do governo brasileiro, por cada escravo 'desempregado' e por cada burro 'sem produzir'! Ruy Barbosa, esse fantástico brasileiro e baiano, foi contra, dizendo que os escravocratas é que deveriam pagar indenização as famílias dos escravos, mas, foi voto vencido na questão dos animais! O congresso, sempre esse congresso, aprovou uma lei que o governo federal pagaria uma certa quantia, em dinheiro, para cada BURRO ASSASSINADO! E ai, minha gente, MILHARES, MILHARES DE BURROS FORAM AFOGADOS EM RIOS DESTE PAÍS! VIROU UM EXCELENTE NEGÓCIO! E somente depois disso se 'viabilizou essa estrada de ferro', tão pequena que hoje virou estrada turística! Somente após Lula estamos voltando para a estrada de ferro, o principal fator de progresso de um país, como em toda a Europa, EUA, Peru, Venezuela, Argentina, etc.. O que tinha antes do Lula foi quase destruído , dizem, por exigências das fábricas de automóveis que não aceitavam concorrência!
 
Portanto, minha gente, como existem imbecis querendo que o Brasil seja uma SUIÇA, UMA SUÉCIA; UM JAPÃO, ETC., não pensem assim, pois, como podemos comparar um país deste, com mais de 200 milhões de habitantes, metade analfabeta, acrescentemos ai mais 50 milhões semi-analfabeta, e, em termos econômicos, desses 200 milhões de habitantes, 150 milhões ganhando até três salários mínimos,  com esses países, juntos, excetuando-se a Rússia, são menores do que o nosso território continental, além do mais, a população europeia, mesmo com toda a brutalidade entre eles, naquela época das suas formações como países, já possuíam certos níveis educacionais e culturais maiores do que o nosso! E mais: portugueses, franceses e holandeses, que tanto nos roubaram, fizeram de tudo para que não crescêssemos como nação e povo, onde queriam o Brasil somente para se enriquecerem mais ainda! Por exemplo, Portugal considerava o Brasil como um 'acidente de percurso: primeiro, o erro de Pedro Álvares Cabral em pensar que estavam na Índia; depois, com medo da invasão francesa nesse País, as pressas, com apoio da Inglaterra, vieram para o Brasil, sem nenhum planejamento ou visão sobre o novo País! Para termos uma ideia, a Corte portuguesa, com medo da invasão francesa, correram para as naus que os transportariam para nosso País, onde pegaram tudo que puderam dos palácios, etc., e, face a correria, tudo era colocado no porto de Lisboa, ficando grande parte jogado nas praias dessa capital!
 
Mas, para registrarmos uma triste história, vejamos esta: há um ditado popular que diz: "BATEU A CARA NOS BURROS D'ÁGUA' para quem teve uma decepção; se enganou, etc. (aqui na Bahia se usa muito, ou, 'quebrou a cara'), pois é, com a decisão do congresso imperial para o governo indenizar por cada burro afogado nos rios, os seus proprietários mataram tantos desses animais que , em certas ocasiões não se via água e sim esses pobres animais boiando mortos, onde, segundo uma informação histórica, em alguns trechos se podia atravessa uma margem a outra pisando nos mesmos, e, ai de tanto se repetir essa carnificina virou mania naquela população em dizer: BATEU A CARA NOS BURROS D'ÁGUA quando alguém encontrava essa terrível cena!
 
Depois criticam este blogdopovão com textos longos, dando dados históricos como neste texto?

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