quarta-feira, 21 de maio de 2014

QUEM FOI MARTINHO LUTERO?



A caminhada do nosso CRISTIANISMO foi longa e de muitos obstáculos, principalmente , de polêmicas que afetaram a todos nós!

No século XI, aconteceu uma das mais sérias da sua história milenar que foi o CISMA(significa separação, afastamento de uma pessoa para com outra ou de grupos ) DO ORIENTE que dividiu a Igreja em Católica do Ocidente e Católica do Oriente. No século XVI ocorreu um outro, também, muito sério que foi a REFORMA PROTESTANTE que abalou as estruturas dessa Igreja Católica, surgindo dai outras religiões! Ela surgiu para criticar as práticas estabelecidas pela Igreja Católica que muito tempo influenciaram e controlaram fiéis do mundo inteiro. Entre as medidas realizadas pelos lideres católicos que motivaram a reforma destacou-se a prática da SIMONIA que se resumia no comércio de RELÍQUIAS SAGRADAS. Essas relíquias na maioria das vezes eram falsas e os fiéis  compravam pensando que eram objetos utilizados por Cristo ou por algum Santo.
 
Também, as vendas de INDULGÊNCIAS também se destacaram entre as práticas realizadas pela Igreja. Os líderes católicos eram seguidores da doutrina de Santo Tomás de Aquino que defendeu a ideia de que a salvação não se dava, exclusivamente, pela fé, mas sim pelas boas obras. Acreditava-se, por exemplo, que o PERDÃO AOS PECADOS e a SALVAÇÃO ETERNA poderiam ser conseguidos através do PAGAMENTO EM DINHEIRO, que seria destinado para financiar as despesas da Igreja.
 
Outro mecanismo de poder da Igreja foi o monopólio da leitura da BÍBILIA, que era escrita somente em Latim. A intenção era mediar o encontro dos fiéis com o livro sagrado, que deveria ser traduzido pelos padres. Dessa maneira, a Igreja evitava interpretações em relação ao texto sagrado que não se encaixavam com o pensamento do alto escalão do clero.
 
MARTINHO LUTERO (1483 - 1546) foi o grande idealizador da REFORMA PROTESTANTE contra as práticas de SIMONIA e a VENDA DE INDULGÊNCIAS. Lutero foi um jovem alemão que resolveu entrar para a vida religiosa após um milagre que salvou sua vida durante uma violenta tempestade. Ao entrar para a Igreja, ele obteve contato direto com as atitudes do catolicismo perante seus seguidores. Ao perceber as práticas errôneas realizadas pelos membros do clero, ele resolveu aprofundar seus estudos para criar uma maneira correta na relação entre FIEL e IGREJA.
 
Inspirado pelo versículo bíblico 'O JUSTO SE SALVARÁ PELA FÉ', Martinho Lutero iniciou a escrita das famosas 95 TESES LUTERANAS que foram de encontro às práticas dos membros do Clero. Entre as teses mais importantes, destacou-se, principalmente, a afirmativa da FÉ CRISTÃ como único caminho para salvação eterna e a BÍBLIA como grande e única fonte para a FÉ. Essas ideias foram lançadas contra a postura da Igreja que em 2520 excomungou Lutero pelos seus ideais reformistas.
 
Dessa Reforma nasceram outras religiões, como: CALVINISTA, na Suíça, liderada por João Calvino, o século XVI; Dai, nasceu o ANGLICANISMO, na Inglaterra, promovido por Henrique VIII, que rompeu com o Papa, da época, consequentemente, contra a Igreja Católica pelo fato de desejar se casar, pela segunda vez, depois de ter largado a sua primeira mulher, também, Raínha da Inglaterra.
 
A seguir, MARTINHO LUTERO, antes de publicar as 95 TESES LUTERANAS, que foram baseadas nas CINCO SOLAS (frases latinas que definem princípios fundamentais da Reforma Protestante em contradição com os ensinamentos da Igreja católica Romana), que são as seguintes:
 
Primeira: SOLA FIDE (somente a fé):
. É o ensinamento de que a justificação (interpretada  na teologia protestante como sendo declarada apenas por Deus'),  é recebida apenas pela Fé, sem qualquer interferência ou necessidade de boas obra;
 
Segunda: SOLA SCRIPTURA (somente a Escritura):
 
. é o ensinamento de que a Bíblia é a única palavra autorizada e inspirada por Deus e é única fonte para a doutrina cristã, sendo acessível a todos.
 
Terceira: SOLUS CHRISTUS (somente CRISTO):
 
. é o ensinamento de qe Cristo é o único mediador entre Deus e a humanidade, e que não há salvação através de nenhum outro, ou seja, que a salvação é somente por Cristo, porém, fazem ressalvas ao reverenciarem a VIRGEM MARIA e de OUTROS SANTOS EXEMPLARES!
 
Quarta: SOLA GRATIA (somente a graça):
 
. é o ensinamento de que salvação vem por graça divina ou a 'favor imerecido' apenas, e não como algo merecido pelo pecador. Isto significa que a salvação é um dom imerecido de Deus por causa de Jesus.
 
Quinta: SOLI DEO GLORIA (glória somente a DEUS):
 
. é o ensinamento de que toda a glória é devida somente a Deus, pois a salvação é realizada unicamente através de sua vontade e ação e não só da toda suficiente expiação. Os reformadores acreditavam que os seres humanos, mesmo santos canonizados pela Igreja católica Romana, os papas e a hierarquia eclesiástica não eram dignos da glória que lhes foi concedida, isto é, não se deve exaltar tais pessoas por suas boas obras, mas sim louvar e dar glória a Deus que é o autor e santificador dessas pessoas e suas boas obras.
 
Como um fervoroso católico apostólico romano, mesmo sabendo das suas imensas falhas, não irei comentar sobre essa Reforma Protestante, mas, uma coisa me marcou: Martinho Lutero foi para a Igreja Católica Apostólica Romana por ter sido salvo de um acidente onde atribuiu a um milagre, ou seja, como uma das suas SOLAS (em português significa SOMENTE), ele não acreditava em Santos ,mas, no momento difícil da vida ele acreditou! Como bem nos diz um amigo sobre as pessoas que se dizem ATEUS: "Não precisa  ir muito longe, pois, basta um deles tomar uma TOPADA, logo gritam: 'Ah, meu Deus!'.
 
O Martinho Lutero, alemão, cuja Igreja Católica Apostólica Romana, até hoje, é a mais mercantilista do mundo, onde os católicos são obrigados, POR LEI DO PAÍS, a pagar uma mensalidade (dízimo) por mês, isto e outras coisas o aborreceram gerando essa necessidade de REFORMA! O problema foi que ele se JULGOU UM PAPA DA IGREJA, e, sem consultar os seus superiores na Alemanha, onde era um simples padre, resolveu implantar essa reforma, causando a ira de toda a hierarquia dessa religião na Alemanha e em Roma!
 
Mas, como a Igreja Católica Apostólica Romana, ainda em crise, mesmo diminuída com o grande PAPA FRANCISCO, os Protestantes da linha Luterana passam por problemas similares aos dos católicos, onde o berço da sua formação, Alemanha, vive em uma crise sem precedentes, com templos vazios e falta de pastores!
 
A seguir, pequenos trechos de uma entrevista do Dr. Wilhelm Wachhollz, doutor em teologia e conferencista luterano, publicado no jornal A Tarde, de Salvador, no dia 19 deste, com reportagem do jornalista Davi Lemos:
 
"O doutor em teologia e conferencista luterano Wilhelm Wachholz diz que o PROTESTANTISMO está fracassando no Brasil, devido à mercantilização e ao uso da fé para interesses particulares (essa é minha: FOI UMA DAS CAUSAS DO ROMPIMENTO DO M. LUTERO!), em sua palestra na Igreja do Sião, no bairro do Campo Grande.
 
O repórter o perguntou sobre os quase 500 anos da reforma protestante realizada por M. Lutero:
 
'Qual é a novidade em Lutero? A questão fundamental é a própria religiosidade e a teologia da época que estavam muito fortemente influencias pelos princípio aristotélico segundo o qual o semelhante é reconhecido pelo semelhante. Isto significava que Deus somente reconhece aquelas pessoas que  são semelhantes, e isto significava que as pessoas precisavam desempenhar e vivenciar uma piedade marcada por uma espécie de assemelhamento a Deus para que pudessem ser reconhecidas por Ele e merecerem a salvação.
 
O repórter: Qual o resultado disso?
 
'Uma enormidade de rituais, como peregrinações, compra e venda de indulgências, relíquias e este aparato de piedade que funcionaria para que as pessoas fossem salvas. Mas salvas de quê? Era a época da peste que dizimou em certos lugares da Europa cerca de 80% da população. O medo da morte era generalizado e as pessoas perguntavam como seriam salvos se morressem. E a Igreja cultivava a necessidade desses ritos.
 
'...e a pessoa acaba indo para Deus não por causa do Deus amoroso revelado em Jesus, mas por causa de um Deus irado, furioso, que julga, condena e mata. Lutero acreditava que a vida monástica era ideal, através da qual se poderia melhor agradar a Deus. Ele chama isso de teologia do contrato: EU FAÇO ISSO E DEUS FAZ AQUILO; EU FAÇO ISSO E DEUS ME RECOMPENSA'.
 
E o repórter pergunta-lhe se há fracasso no PROTESTANTISMO:
 
'Sim. É essa questão nos leva a uma grande reanálise. O PROTESTANTISMO consegue perceber o caminho em que ele caiu, muito complicado, que precisa ser revisto. O PROTESTANTISMO consegue fazer esta reflexão por estar em crise. Uma das contribuições que isto pode dar é uma pergunta pela seriedade das igrejas neste contexto (ah, se Edir Macedo tomar conhecimento dessa entrevista! E outros e outros que infernizam a televisão brasileira e de outros países em crise econômicas, como em Portugal onde já tomaram conta das redes de tv e rádio! ), pois vemos igrejas que se tornam empreendimentos financeiros. Neste sentido, o protestantismo histórico pode dar contribuição importante. Como também avaliar os neopentencostais que assumiram características religiosas típicas do Brasil, de quem busca manipular Deus. Então Lutero vai dizer: 'Deixa DEUS SER DEUS'. Não podemos manipular Deus. E vemos hoje nesta atualidade esta necessidade de manipula-lo para coloca-lo a serviço de determinados interesses . ....É PRECISO DEIXAR DEUS SER DEUS'!
 
Em tempo: em outubro de 2012 estive em Frankfurt, outras pequenas cidades da Alemanha, Munique e Berlim, em todas, vimos os templos católicos e protestantes vazios, todos servindo para Museus, Teatros, Shows, exposições de artes, etc., onde existiam catracas para que pagássemos para ter acesso! Na Espanha a Igreja Católica está alugando as dependências das grandes Igrejas para outras atividades, e, com a renda, construindo pequenas Igrejas! A ortodoxa, excetuando-se a catedral de Londres, visitada pela família imperial, as demais vazias! Resumindo, o ATEISMO TOMOU CONTA DA EUROPA, ESPECIALMENTE, NA ALEMANHA, ONDE 92% se declaram ateus e não acreditam em Deus! Que perigo, apesar de Hither ter sido 'um fervoroso católico apostólico romano, mas, ao perceber que a 'sua igreja' era contra o seu NAZISMO, voltou-se para o LUTERANISMO face ao apoio, total, dessa igreja a esse regime assassino, pasmem, até o final da guerra, mesmo sabendo dos horrores desses criminosos! Mais de MIL PADRES FORAM ASSASSINADOS PELOS NAZISTAS; A ÚNICA ENCÍCLICA CATÓLICA ESCRITA EM OUTRA LÍNGUA QUE NÃO TENHA SIDO PELA ITALIANA, À ALEMÃ,  FOI A DIRIGIDA AO POVO ALEMÃO , PADRES, ETC., ALERTANDO-OS SOBRE O PERIGO DESSE REGIME 'POLITICO' CONTRA A HUMANIDADE! Ela foi tão perseguida por Hither e sua trupe que o VATICANO a enviou, secretamente, para a cúpula da igreja católica nesse país, através de uma pessoa que até hoje não se sabe o seu nome, sendo segredo eterno do Vaticano! E ainda os críticos dos católicos disseram que o PAPA PIO XI, cujo processo de canonização se encontra parado, até hoje, face as críticas de que ele foi 'um colaborador de hither' por ter sido cardeal da Alemanha antes de ser escolhido Papa!
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário