terça-feira, 20 de maio de 2014

O INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA - IPEA, RECENTEMENTE, DIVULGOU UM ESTUDO SOBRE OS EFEITOS ECONÔMICOS DA 'COPA DAS CONFEDERAÇÕES' REALIZADAS NO ANO PASSADO NO BRASIL, COMO SE FOSSE UM PREPARATIVO PARA ESTA COPA DESTE ANO!



Segundo esse Instituto, de forma direta, a economia brasileira teve um impacto, positivo, de , aproximadamente, 20 BILHÕES DE REAIS DE MOVIMENTAÇÃO ECONÔMICA E FINANCEIRA, liquida, tirando dai quase 8 BILHÕES DE REAIS INVESTIDOS NAS ARENAS E OUTRAS OBRAS PARA A COPA DO MUNDO DESTE ANO! E o IPEA vai mais longe: acha que nem tudo foi contabilizado, achando que o ganho foi muito maior! Faz referencia, também, que esse ganho foi diluído em todo o Brasil, mesmo nos Estados que não tiveram essa copa, claro, em valores menores mas tiveram feitos positivos! Segundo esse Instituto, somente nessa época, foram quase 2 milhões de turistas vindos do exterior! Para essa copa do mundo mais de 4 milhões de turistas, sendo mais de um milhão de americanos, por sinal, a presença desse povo, não muito amante do futebol, o maior dentre todos que nos visitarão, foi surpreendente!
 
Ainda segundo o IPEA a previsão de ganhos para a COPA DO MUNDO DESTE ANO será, aproximadamente, o dobro dos ganhos da copa das confederações! A previsão do custo, total, das obras das arenas e das obras chamadas 'legados da copa' custarão ao País em torno de 15 bilhões de reais, ou seja, 20 bilhões de reais ganhos na copa das confederações, e , mais uns 40 bilhões previstos na copa do mundo, totalizando uns 60 bilhões de reais, abatendo-se o custo, digamos de 15 a 20 bilhões de reais (estou aumentando, sem base, 5 bilhões de reais pelos costumeiros 'por fora' neste Brasil), chegaremos a um lucro líquido de uns 45 bilhões de reais a 40 bilhões de reais! Portanto, diferentemente da mídia caçadora; dos politiqueiros; e, dos barderneiros que se julgam 'democratas', a copa dará um lucro espetacular, principalmente, nos legados de obras públicas que ficarão, mesmo as que não tiveram ainda concluídas, e, claro, serão terminadas pelo fator eleições deste ano, principalmente por sabermos que elas eram importantes, mas, pelo 'andar da carruagem' desses políticos do Brasil, elas seriam planejadas e executadas somente Deus saberia quando!
 
Hoje, o ex-jogador Cafu, em visita a Salvador, falou mais ou menos o que estar escrito neste texto, achando que temos problemas estruturais históricos, com muita pobreza, fome, etc., mas, será que a COPA PIOROU ESSA SITUAÇÃO? Lembra que ele, desde 1970, possui um centro de apoio a jovens pobres, onde muitos aprenderam uma profissão, além de serem educados para a vida, onde falam mais uma língua, inglês ou espanhol, e, em todo esse tempo, nunca recebeu apoio governamental, nem dos governos do PSDB em São Paulo, excetuando-se a partir do governo Lula onde fez convênio com a União, inclusive, pretende estende-lo para todo o País, ou seja, ele cuida de jovens pobres e carentes, jamais de jovens marginais, verdadeiros assassinos, tão defendidos por esses imbecis (como em toda a nossa vida, existem exceções, como, por exemplo, D. Evaristo Arns e sua querida irmã!) que se julgam 'defensores dos direitos humanos', claro, dos que ofendem e acabam os nossos direitos humanos, onde os chamam até de 'jovens infratores' para não chama-los, coitadinhos, de jovens assassinos!
 
Mas, voltando ao IPEA, contestando os defensores de não realizarmos a copa do mundo, onde querem nos passar a imagem de que toda a pobreza do Brasil foi gerada por 'desvios' de recursos públicos para a realização desse evento e das olimpíadas, vejam essa estatística referente aos investimentos públicos do governo federal, sem contabilizarem os estaduais e municipais, desde 2007:
 
. bolsa família: aproximadamente, 9 bilhões de reais por ano para atender a 36.000.000 famílias ou 65.000.000 brasileiros para comerem três refeições diárias, com exigência dos seus filhos menores nas escolas (aproximadamente, 5 milhões de jovens tirados das ruas pedindo esmolas e sem estudarem!);
 
. 5 bilhões de reais foram investidos no programa MINHA CASA, MINHA VIDA onde já foram construídos mais de 3.500.000 residências , sendo 70% delas para pessoas com rendas de um a três salários mínimos!
 
. 10 bilhões de reais investidos no programa LUZ PARA TODOS NO CAMPO, onde mais de 58.000 micro e pequena fazendas, sítios, aldeias indígenas, etc. foram beneficiados sem pagarem um real em contrapartida;
 
. 1,2 bilhões foram de subsídios para LUZ PARA TODOS, nas cidades, beneficiando mais de um milhão de famílias carentes!
 
. 1, 3 bilhões de reais foram de subsídios para ÁGUA PARA TODOS, nas cidades e zonas rurais, beneficiando milhares de famílias e propriedades;
 
. 5 bilhões de reais foram de subsídios para à AGRICULTURA FAMILIAR, 75% da nossa agricultura, cuja produção agrícola e pecuária representa 95% do que comemos diariamente!
 
. 2,5 bilhões de reais em subsídios para o programa educacional, fantástico, PROUNI, onde mais de 1,5 milhões de jovens carentes, oriundos de família com renda familiar de até 3 salários mínimos estão estudando em universidades, sem pagarem um real, sendo que 300 mil deles já são diplomados, vivendo com seus familiares uma vida digna!
 
E mais e mais subsídios voltados para o povo carente e necessitado deste País, nunca 'visto na história do Brasil', como bem nos diz o ex-Presidente Lula, mas, a imagem que essa raça passa para todos nós, primeiro como se eles fizeram muita coisa para esse Povo, como se eles nunca tiveram culpa por essas mazelas históricas e centenárias, e, segundo que, POR CAUSA DAS COPAS E OLIMPIADAS, NADA FOI FEITO PARA ESTE PAÍS! Se olharmos a infraestrutura deste Brasil, tão reivindicada por todos, que, a partir do Lula e continuado por Dilma, onde, até o final deste ano o Brasil estará interligado por via férrea; estará interligado por linhões energéticos, evitando-se apagões como na era FHC; o projeto fantástico, que tanto fizeram para destruí-lo, a transposição do Rio São Francisco, já com quase 500 km de canais prontos, que transformará essa região em um dos maiores celeiros de produtos agrícolas e animais do mundo; a construção e ampliação de aeroportos; de portos, etc., que, somados , dariam investimentos cinquenta vezes o que se gastou nesses eventos esportivos, deixaria essa raça crítica em estado lastimável! É pena que o governo federal, principalmente, o setor de comunicações, foi uma catástrofe! Ficaram somente respondendo a essa turma do cada vez pior, esquecendo de relatar os ganhos que teremos, antes, durante e depois da copa! No texto anterior, falei que a FIFA já garantiu que quase 4,5 bilhões de habitantes da terra, dos 5,2 do total, estarão ligados nos 60 jogos da copa, e, ai, já pensaram quanto o Brasil estará exposto? Já pensaram se um por cento desses 4,5 bilhões de habitantes resolverem visitar o Brasil?
 
Mas, não posso aceitar o PADRÃO FIFA, único, feito na linda e riquíssima SUIÇA, cujo salário mínimo estão discutindo se será de 9 mil reais ou 10 mil reais, cuja renda per capta chega aos 100 mil dólares, tamanho de Sergipe para ser implantado em todos os países, dos trilionários aos miseráveis, ou, emergentes como foi a África do Sul (40% de toda a riqueza de diamantes e ouro, os maiores produtores do mundo foi destinada para a copa que se realizou lá!) e para o Brasil! Até as Constituições das Leis do País eles exigem mudanças! Exigem mudanças que prejudiquem os seus patrocinadores de décadas, como uma cervejaria, onde exigiram até que se acabasse a proibição de se vender bebidas alcóolicas dentro dos estádios! Até a destinação das áreas das arenas, em um limite de até um km de distancia delas, que fossem decretadas como 'TERRITÓRIO FIFA', realmente, é muita humilhação, é uma vergonha nacional, é uma perda da cidadania, da nossa independência! Eu não posso aceitar que se gaste, do dinheiro do povo, 1,3 bilhão de reais para a construção do estádio do Corinthians , como se São Paulo não tivessem praças esportivas, como o fantástico Morumbi, e, até o Pacaembu, apenas reformas, tudo para atender aos desejos do corinthiano Lula e os caprichos do Ricardo Teixeira, caçado pela interpol, que não gostava do presidente do São Paulo! De se implodir o lindo estádio da Fonte Nova, para 70 mil pessoas, apenas, desconfortável, sem teto, com sanitários horríveis, ou seja, precisando de reformas, mas não, para atender ao 'padrão fifa', com suas 'arenas', luxuosas, de 'primeiro mundo', ou melhor, acho até que os lindos estádios do Barcelona e do Real Madri, luxuosos, não seriam aceitos por esse padrão, que, parecem mais DISCOS VOADORES! No Rio Grande do Norte implodiram o Castelão, que era um lindo estádio; em Recife , para atender ao Eduardo Campos, na época 'petista' e ministro do Lula, criaram a Arena Pernambuco, deixando descartado três grandes estádios, principalmente, o do Santa Cruz, o chamado arruda, para mais de 70 mil pessoas, precisando de melhorias! E o maracanã? Quase o implodiram! E outras e outras indecências! Mas, o que podemos fazer se já estão prontos para a Copa? Vamos perder de ganhar uma fortuna de dinheiro; uma visibilidade para quase o total da terra, por um mês?
 
É bom frisar que sempre fui contra a realização da Copa e das Ólimpíadas por acharem que precisamos de mais investimentos em infraestrutura; na melhoria de hospitais; na construção de novos; de melhorias nos salários de médicos e outros; no investimento total em educação, cultura, pesquisa (inclusive, exigir da indústria nacional, uma das maiores copiadoras do mundo!), onde lhes peço que leiam vários textos sobre esse tema neste blogdopovão! Mas, se a legislação política permite que políticos sejam eleitos, e, lá fazem o que o povo não deseja, o que podemos exigir mais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário