terça-feira, 6 de maio de 2014

CONTINUANDO COM UMA ENTREVISTA DO SANTO HOMEM DO BUDISMO, DALAI-LAMA, SOBRE A ARTE DA FELICIDADE, ONDE JÁ ESCREVEMOS ALGUNS TRECHOS NESTE BLOGDOPOVÃO:




"Por exemplo, considera-se que a saúde é um dos fatores necessários para uma VIDA FEIZ. Outro fator que encaramos como FONTE DE FELICIDADE são nossos recursos materiais, ou a RIQUEZA QUE ACUMULAMOS. Outro fator é ter amigos ou companheiros. Todos nós reconhecemos que, q fim de levar uma vida realizada, precisamos de um círculo de amigos com quem possamos os relacionar emocionalmente e em quem cofiemos.  Ora, todos esses fatores são, no fundo, FONTES DE FLELICIDADE. No entanto, para que um indivíduo possa fazer pleno uso delas com o intuito de levar uma vida feliz e realizada, sua disposição mental é essencial. Ela tem importância crucial.

Se utilizarmos nossas circunstâncias favoráveis, como nossa saúde ou fortuna, de MODO POSITIVO, na ajuda aos outros, elas poderão contribuir para que alcancemos uma VIDA MAIS FELIZ. E, naturalmente, nós apreciamos esses  aspectos: NOSSOS RECURSOS MATERIAIS, NOSSO SUCESSO E ASSIM POR DIANTE. Porém, sem ATITUDE MENTAL CORRETA, SEM A ATENÇÃO AO FATOR MENTAL, esses aspectos terão pouquíssimo impacto na nossa sensação de FELICIDADE A LONGO PRAZO. Por exemplo, se a pessoa nutre pensamentos rancorosos ou muita raiva bem no fundo de si mesmo, isso acaba com a SAÚDE, e assim, destrói um dos fatores. Da mesma forma, quando se está infeliz ou frustrado no nível mental, o conforto físico não ajuda muito. Por outro lado, se a pessoa conseguir manter um estado mental CALMO E TRANQUILO,, poderá ser MUITO FELIZ apesar de sua saúde ser frágil. Ou ainda, quando está vivendo um momento de raiva ou ódio intenso, mesmo quem tem bens maravilhosos sente vontade de atira-los longe, de quebra-los. Naquele instante, os BENS não significam nada. Hoje em dia, há sociedades bastante evoluídas em termos material, e, no entanto em seu seio muitas pessoas não são muito felizes. Logo abaixo da bela aparência de afluência há uma espécie de inquietação mental que leva à frustração, a brigas desnecessárias, à dependência de drogas ou álcool, e, no pior dos casos, ao suicídio.  NÃO HÁ, PORTANTO, NENHUMA GARANTIA DE QUE A RIQUEZA EM SI POSSA PORPORCIONAR A ALEGRIA OU A REALIZAÇÃO QUE BUSCAMOS.

TUDO ISSO INDICA A TREMENDA INFLUÊNCIA QUE O ESTADO DA MENTE, O FATOR MENTAL, EXERCE SOBRE NOSSA EXPERIÊNCIA DO DIA-A-DIA. NATURALMENTE, DEVEMOS ENCARAR  ESSE FATOR COM MUITA SERIEDADE......QUANTO MAIOR NIVEL DE SERENIDADE DA MENTE, MAIOR SERÁ NOSSA PAZ DE ESPÍRITO E MAIOR NOSSA CAPACIDADE PARA LEVAR UMA VIDA FELIZ", concluiu o Santo Homem!

Realmente, temos que levar a sério todos esses fatores que nos levam para a felicidade, mas, um d'eles é o mais importante: A SAÚDE! Como não levamos a sério esse item quando a possuímos! Como é maravilhoso estarmos sadios! Pensemos nos milhares que se encontram em leitos de hospitais, muitos d'eles com imensa quantidade de bens materiais, mas, sem saúde, o primeiro pilar de uma vida saudável! Mas, não sei se o Dalai-Lama escreveu sobre isto, mas, na minha concepção não existe a FELICIDADE TOTAL, PLENA, mas, em grandes doses! O problema de nós, Seres Humanos, é que não damos muita importância nesses fantásticos momentos, mas, damos muita nos momentos difíceis parecendo que eles prevalecem sobre os de felicidades! Os problemas são inerentes ao Ser Humano, fazem parte da Vida, pois, sem eles a VIDA SERIA SEM GRAÇA! Mas, como os depressivos, por que se da valor, com tanta significado, aos problemas, relevando a grande maioria de felicidades? Vejam o meu caso: SOU "UM BILIONÁRIO, CHEIO DE GRANA, BENS MATERIAIS", e sou funcionário público(1), MAS, O QUE ME IMPORTA É A MINHA SAÚDE! Essa' minha riqueza' a divido com Irmãos (tá na Biblia: ajude primeiro aos irmãos de sangue, depois os demais), pois, por que agir como 'tio patinhas' como muitos ricaços se comportam? Vocês já viram caixão de defunto ter cofres? Dalai-Lama fala que, depois desses dois importantes pilares da felicidade, temos a FORÇA DA MENTE, ou seja, por que ficarmos valorizando as coisas ruins e relevando os aspectos negativos? Temos que ter PENSAMENTOS POSITIVOS, pois, eles irradiam coisas boas! E, por último não vivermos em uma ilha, sozinhos! Há pessoas que somente desejam viver com outras do seu circulo de amizade, fechado naquele grupo, mas, havendo problemas, o 'mundo cai' sobre eles, pois, ficam como se estivessem perdidos na 'multidão', ou seja, o que esse Santo Homem nos aconselha é que devemos viver em comunidade, solidário, conversando até com desconhecidos, pois, tudo isto nos ajuda na força mental! Para concluir, há um ditado popular na China que nos diz: "É FÁCIL VIVER OS MOMENTOS DA FELICIDADE, SÃO QUASE CONSTANTES, MAS, O SER HUMANO POSSUI UMA CAPACIDADE DE ESQUECE-LOS FACILMENTE, MAS, NOS INFELIZES, QUE SÃO MINORIAS, ACOSTUMAMOS Á ALIMENTA-LOS POR HORAS, DIAS, MESES, ANOS, PORTANTO, O IDEAL É SABERMOS QUE A VIDA POSSUI ESSES DOIS MOMENTOS PARA APRENDERMOS A CONVIVE-LOS"! Outro ditado, também, Chinês: "A VIDA É COMO AS ONDAS DO MAR, ALTAS E BAIXAS. PARA TANTO DEVEMOS SER SÁBIOS  EM SABER VIVER NOS MOMENTOS DE ALTA (A FELICIDADE) E NA BAIXA (a infelicidade)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário