terça-feira, 27 de maio de 2014

HOJE, SALVADOR AMANHECEU COM A GREVE, MAIS UMA DAS VÁRIAS ACONTECIDAS NESTE BRASIL, E, NESTA CIDADE DO SALVADOR, MESMO TENDO HAVIDO ACORDO COM O SINDICATO DE MOTORISTAS E COBRADORES DESSA CLASSE, PASMEM, NA DELEGACIA DO TRABALHO!



Dormimos pensando que não haveria greve, mas teve, de forma ilegal! Como um sindicato, criado por lei, representativo da classe, aceita um acordo trabalhista, na presença da autoridade legal, e, menos de doze horas depois , parte do grupo 'oposicionista' a esses dirigentes sindicais, não aceita e agem como se estivessem em um País sem lei! Multas e mais multas são aplicadas, mas, depois, a politicagem chega e fazem acordo tirando essas penalidades, porém, o sofrimento do povo, o prejuízo da economia não são reembolsáveis, e essa  bandidagem continua agindo! No caso de Salvador é muito mais grave do que, digamos, em São Paulo, Rio de Janeiro ou em  outras cidades que possuam opções de transportes públicos, mas, aqui somos vítimas de dois violentos cartéis: eles e os donos das empresas de ônibus, grandes incentivadores de greves visando mais lucros com os reajustes das passagens, e o povo que se f......
 
A minha esperança, e sei dos quase 3 milhões de residentes em Salvador, é o fim desses dois cartéis com a chegada do metrô, demorada mas chegará, e, com as demais opções, como transporte ferroviário! Além do mais, após este ano, já perdido com essa copa e com as eleições, onde as autoridades não querem perder votos nas eleições de outubro é que toda essa legislação trabalhista, criada por Getúlio Vargas, em 1946, seja revista, principalmente, com penalidades, até de prisão em penitenciária, com julgamentos em júris populares, desses falsos 'democratas' que não respeitam a decisão da maioria! Vimos o caos que os caras fizeram em São Paulo, 'dissidentes' da diretoria sindical desse Estado! Como é que fazem isto em pleno estado de direito? Será que não existe em nossa legislação uma lei para puni-los, severamente?
 
Mas, aqui em Salvador, brevemente, infelizmente, até 2018, teremos mais de 40 km de metrô, que cortará a cidade de norte a sul e de leste a oeste, e ai veremos esses cartéis quase esfacelados, onde perderão a importância que possuem hoje, culpa de politiqueiros que viveram as custas dessa raça todos esses anos! Por exemplo, especialistas em segurança afirmam que não se justifica mais a venda de bilhetes dentro dos ônibus, um grande fator de atração para assaltos, e, sim, fora dele, em locais como loterias esportivas; bancas de revistas; etc., como é já em São Paulo, Paraná, e outros, mas aqui os politiqueiros nunca aceitaram para não perderem os votos dos cobradores e familiares, mais de vinte mil d'eles! Eu não sou a favor de os demitirem, sumariamente, mas que haja treinamentos para outras atividades, como, por exemplo, serem até motoristas desses ônibus, ou, apoio financeiro para serem 'empresários autônomos', etc., etc.! E mais, ocupam um espaço dentro do ônibus, no mínimo, de duas cadeiras!
 
Mas, o prefeito de Salvador, neto do ACM que tomou conta da Bahia por mais de 30 anos, com mão de ferro, ACM NETO, prometeu-nos um PLANO B , ontem, caso acontecesse a greve! Até agora, quase dez horas do dia 28 de maio, nada, com as ruas abandonadas, pontos de ônibus sem uma só pessoa, ou seja, o PLANO B, traduzido, é PLANO DE BOSTA!

Um comentário:

  1. Eu me faço sempre a mesma pergunta, porque os motoristas não usam outro tipo de ação pra reivindicar seus direitos como por exemplo liberar as catracas e as portas dos coletivos?
    Outra coisa que acho que deveria ser feita é o juiz do trabalho decretar uma intervenção no sindicato com a convocação de eleições já que eles não representam a categoria.

    ResponderExcluir