quinta-feira, 15 de maio de 2014

UM 'GALÃO', QUE PEGA 3,5 l DE COMBUSTÍVEL, NOS EUA, CUSTA SEIS DÓLARES (APROXIMADAMENTE, NO BRASIL R$8,80), COM UM COMBUSTÍVEL DE ALTISSIMA QUALIDADE! NO BRASIL, TRES LITROS E MEIO DE COMBUSTÍVEL, POR EXEMPLO, GASOLINA DE 'SEGUNDA', CUSTAM R$12,20!



Como os especuladores deste País, representando acionistas da Petrobrás, com apoio dessa mídia inimiga do Lula, Dilma e cia., e mais essa famigerada oposição política podem afirmar que 'o preço do combustível está represado'?
 
E quem está fazendo a festa sobre a Petrobrás são eles mesmos, os especuladores, comprando ações preferenciais de aplicadores em bolsa que não possuem o 'faro' canino dessa raça! Como é que dizem que essa fantástica indústria energética, umas das dez do mundo, e, assim que o pre-sal estiver em plena produção, lá para 2016, será a quarta do mundo, estar em situação econômica-financeira difícil e capta, na moeda real, com juros de mercado americano, bilhões de dólares? No leilão de um poço do pre-sal, um dos centenas dessa bacia, somente de pedágio o governo federal pegou mais de 8 bilhões de reais, todas as três petrolíferas chinesas, todas com o governo chinês como sócio majoritário, e, mais algumas gigantes desse mercado, todas associadas com a Petrobrás, exigência que foi a lei, cujo projeto foi elaborado no governo Lula , e que criticaram, violentamente, achando que Ele estava criando uma 'reserva de mercado' para essa empresa, como se ela fosse de outras nações e não brasileira, ou seja, 40% de tudo do pre-sal explorado será da Petrobrás, fortalecendo-a para toda a sua vida, consequentemente, para o Brasil, mas, essa raça dizia que seria um fracasso histórico esse leilão, onde afirmavam que não haveria concorrentes! Após o leilão eles se calaram, mas, com esse problema da refinaria nos EUA, pasmem, surgido desde 2006, portanto nada era estranho, estão fazendo um festival! Como se trata de um mercado livre, de altíssima concorrência, o mal que essa gente já fez ao Brasil e a essa empresa jamais será contabilizado! A nossa sorte é que essa Indústria é uma potência, difícil de ser quebrada! Como exemplo, o pre-sal levará o Brasil a ser o quarto maior produtor de petróleo do mundo!
 
O que a Petrobrás precisará, o mais breve possível, é transformar essa matéria prima do petróleo em produtos acabados, como fazem com os seus óleos e a própria gasolina, essa agora, chamada 'comum', já neste governo, com técnicos e técnicas de petroleiros brasileiros, já foi transformada em uma das melhores e menos poluentes do mundo, estando hoje no mesmo nível da usada pelos americanos, reconhecida como a ideal; somente na Alemanha ela está com menos chumbo, na faixa de 25% (a da Petrobrás ficou igual à usada pelos americanos na faixa de 50%, antes, desde a fundação dessa empresa, há mais de 50 anos, chegava a 80%!), onde os alemães prometem até o final de 2020 chegar a 10% que é o mínimo ideal! Como subsídio a Petrobrás investiu nesse projeto 25 bilhões de dólares sem repassar um só custo para o preço do combustível! Por exemplo, como podemos aceitar que a Coréia do Sul, menos do que o Estado de Sergipe, é o terceiro maior produtor de produtos manufaturados do ramo petrolífero sem possuir um só barril de petróleo em seu subsolo? O segundo lugar é o Japão, também, quase do tamanho de Sergipe, sem uma gota de petróleo no seu subsolo, e, os EUA, o primeiro, mas, esse sim, um dos maiores exploradores e produtores de petróleo do mundo! Mas, por que nós não somos assim? Culpa de todos os que dirigiram o Brasil antes do Lula, como esse FHC, oito anos, que colocou na presidência dessa Indústria o seu ex-genrinho, hoje, pasmem, consultor em petróleo, cuja missão era vende-la a qualquer preço! Até o nome dessa fantástica organização eles queriam mudar! 
 
Mas, como o 'fogo amigo' é difícil nesse governo da Presidente Dilma, e, como foi em Lula! Ontem, o Ministro Mantega, excelente Ministro e homem público (já ouviram , leram ou assistiram algum ato desabonador desse Ministro, há mais de trinta aos trabalhando em diversos setores da economia brasileira? Vocês já viram como os banqueiros, grandes indústrias, etc., etc. não gostam d'ele, inclusive, várias oportunidades pediram a sua exoneração?), quase que desmentiu o Ministro Aloysio Mercadante, quando esse declarou que no próximo ano o governo federal deverá 'liberar os preços represados', ao indagar: não me consta que nada estar represado, apenas, administrado para que não fujam da normalidade! O exemplo do preço da gasolina é um deles; o outro, que tanto falam é o da energia elétrica! Estão inconformados porque a Presidente Dilma decidiu que, ao invés de aumentar os preços, acima da inflação, como as concessionárias faziam, todos os anos, como sabia que os prazos de concessões estavam vencendo em 2012, para quase 98% delas, propôs que todas elas tivessem seus contratos renovados por mais vinte e cinco anos, se concorrência,  porém, que diminuíssem as suas margens de lucro, que eram abusivas, com correções de preços acima, e muito, da inflação! Somente quatro delas, todas de estados governados por políticos do PSDB, não aceitaram, onde corrigem preços, etc. pelos contratos antigos, há mais de 25 anos, todos contra o povo! Resultado: acionistas das concessionárias não gostaram pela perda que tiveram nos seus lucros, consequentemente, pouca valorização nas bolsas, e ai usam isto como se Dilma tivesse feito um grande mal para o Povo! Com a estiagem, fora da normalidade, o governo federal teve que compensar a todas as concessionárias, conforme contrato, pelo uso de complementos de fontes energéticas, utilizando verbas do próprio povo - o TESOURO NACIONAL -, conforme bem nos disse Ela e o Mantega, para não repassa-los para os preços das contas de luz, sem contarmos  que o preço mensal de redução nas contas de residências, no ano passado, chegou a 20%, e, nas empresas de 28%, um ganho fantástico, mesmo assim, essa raça de especuladores esculhambam e muita gente ainda acredita! O que desejavam era que as contas de luz das casas e empresas estourassem para valores absurdos! Criticam tirar dinheiro do TESOURO para nos ajudar, mas, quando tira deles para subsidiar empréstimos via BNDES; anistias e mais anistias, ah, eles adoram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário