quarta-feira, 14 de maio de 2014

SAIU ESSA NOTÍCIA NO ESTADAO, DE ONTEM, 13.5.2014: "BRASILEIRO BEBE 8,3 LITROS DE BEBIDA COM ÁLCOOL POR ANO, SENDO O 53º COLOCADO ENTRE OS PAÍSES, SENDO A RÚSSIA, COM 11,5 EM PRIMEIRO LUGAR"!



Apesar de adorar a metodologia da estatística como uma ferramenta de orientação da Sociedade, em termos científicos é uma nulidade! Encontramos centenas e centenas de pessoas dizerem que nunca foram entrevistados em entrevistas feitas pelo IBGE; por Institutos de Pesquisas; etc., etc., onde eu me incluo! Um dia, encontrei uma turma do IBGE, em minha rua, fazendo pesquisa de opinião sobre domicílio familiar, e, automaticamente, pela primeira vez em anos e anos de vida, pensei que seria um dos entrevistados! Que decepção! Os cidadãos disseram-me que eu não estava escalado, e, sim, aquela amostragem! Perguntei-lhes como saberiam que eu era de um jeito e os demais moradores daquela rua seriam diferentes ou iguais a minha família, onde me responderam: 'pela tendência da rua'! Ora, por exemplo, por esse conceito, se nessa rua existir  mais ladrões do que homens de bem, logo todos os homens são ladrões?

Vamos a essa pesquisa identificada no título! Eu tenho amigos, conhecidos que tomam uns 50 a 60 litros de bebidas alcóolicas por ano, como , por exemplo, sem dúvida de erro, os amigos Carrapato, Gel Beleza, Tinho e Mendes, e, outros, como Eu que bebo uns dois litros por ano, e, outros que não bebem uma só gota desse tipo de bebida, portanto, como podem dizer que O BRASILEIRO BEBE 8,3 LITROS DE BEBIDA ALCÓOLICA POR ANO? Por que não fazem pesquisas com amostragens diferentes, assim: grupo que não bebe; grupo que bebe menos de um litro; grupo que bebe acima de um litro a dois litros; grupo que bebe de três litros a cinco; e, até chegar ao grupo dos meus amigos, citados acima, na faixa de 50, 60, e, dependendo da 'festa', muito mais do que sessenta! Seria confiável!

A mesma coisa fazem com essas famigeradas pesquisas eleitorais, feitas de acordo com o interesse do contratante! Tudo para deixar o eleitor indeciso mais ainda! Eles estão, agora, citando: 'HAVERÁ SEGUNDO TURNO', onde, para os indecisos e que não conhecem política, acham que a DILMA corre perigo de derrota, e, eles, Aécio e Campos são os prováveis candidatos a chegarem ao cargo do Presidente! Ao analisarmos alguns números, não somente ressaltados pela mídia interesseira em derrotar a presidente, e, indiretamente, ao Lula, chegaremos a conclusão que muitas informações não são passadas ao público eleitor! Vejamos: Eu não acredito que haverá segundo turno, onde a soma do Aécio e do Campos não chega a 32% contra 37%, portanto, são 5% de diferença que corresponde a , aproximadamente, 5.000.000 de eleitores para a Presidente! O total de votos BRANCOS E NULOS SÃO DE 16%, OU SEJA, COMO A PRESIDENTE ESTÁ NO PODER, AGRADANDO E DESAGRADANDO, COMO TODO EXECUTIVO, se existem esse grande percentual que estão indecisos, logo, existem grandes tendências para votar neta, em maior parte, basta atende-los em alguma coisa, e, os oposicionistas que, normalmente, receberiam essa gente incomodada, logo estaria com eles, e não indecisos como estão! Um fator importantíssimo é o item REJEIÇÃO AO CANDIDATO, onde os três possuem alto índices, portanto, não existem ganhos individuais! O Datafolha, do grupo Folha, um dos inimigos do Lula e Dilma, mas, como faz parte, histórica, da sua redação de morder e assoprar, declara que o grupo de candidatos NANICOS, com 7%, será responsável pelo segundo turno! Discordo, totalmente dessa péssima análise, pois, os 'nanicos', que nunca tomam posição, onde ficam esperando quem irá ganhar para encostar, jamais estariam com os sem chances de vitória, mesmo um deles indo para o segundo turno! Além do mais, jamais, jamais em todas as eleições encontraram SETE POR CENTO DE 'ELEITORES' PARA OS NANICOS,  quando os índices históricos não chegam a 1%! Não há dúvidas que existem campanhas dirigidas contra o LULA, DILMA E CIA.!

Eu sou contra a realização de pesquisas, desde o início do processo eleitoral, pois, tira a independência do eleitor, principalmente, o indeciso, ou, aquele que vota pela maioria! Quantas vezes ouvimos alguém dizer: "EU NÃO GOSTO DO CANDIDATO A, MAS, COMO ESTÁ NA FRENTE DAS PESQUISAS, VOTO NELE'! Isto é ou não é dirigir o eleitor? Por sinal, adorei o comportamento do Ministro Tófeli, ontem assumindo a presidência do TSE, que não acha democrático o candidato ser proibido  de dizer o que pretende fazer quando eleito; de falar em qualquer tema da campanha, inclusive, solicitar o meu, o seu e de outros que votem nele, pois, somente assim teremos condições de analisa-lo! Segundo ele o que deve ser proibido é o famoso caçador de voto, com promessas de dinheiro, de emprego, etc., etc.! Indo nessa linha, para que imbecilidade maior do que as propagandas eleitorais onde colocam retratos dos caras na tv e ele fala, numa velocidade supersônica, quase que não percebemos, os seus planos?

Propaganda, fantástica, foi a do candidato a deputado federal do palhaço TIRIRICA, na campanha das eleições passadas: ele montou uma cena de um hospital de emergência na periferia de São Paulo, onde chegava como 'entrevistador', e, ao entrar na 'sala de emergência' dezenas de pacientes deitados no chão, uns gemendo de dores; outros sujos de sangue; etc., etc., e, em pé, um cidadão que parecia mais um deles, e ai o TIRIRICA O ENTREVISTOU: "O Sr. está doente de que?", e ele respondeu: "SOU O MÉDICO DE PLANTÃO"!E o TIRIRICA completou : "Esta é a situação da saúde pública do Brasil, pois, SE ATÉ O MÉDICO ESTAR ASSIM, PENSEM COMO SE ENCONTRAM OS PACIENTES"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário