segunda-feira, 12 de maio de 2014

QUEM PENSA QUE SOMENTE NO BRASIL POSSUI POBREZA EXTREMA? QUEM IMAGINA QUE NOS EUA EXISTE ESSA POBREZA?



Um artigo do Times, de Nova Iorque, com o título "A GUERRA PERDIDA CONTRA A POBREZA", pelo jornalista Trip Gabriel, vamos , a seguir, transcrever parte dessa reportagem!
 
"Quando as pessoas visitam amigos e vizinhos no sul da Virgínia Ocidental, onde estradas pavimentadas dão lugar às de terra antes de serpentearem por subidas íngremes e arborizadas, a conversa costuma girar em torno de vidas que nunca decolaram.
 
'Como está o menino John?', pergunta Sabrina Shader, 30, uma ex-vizinha, a Marie Bolden, num dia frio de inverno naquela eu Noldes descreve como sendo o seu barraquinho perto dos trilhos'.
 
'Ele teve outra convulsão uma noite dessas', disse Bolden, 50, sobre o seu filho John McCall, ex-colega de classe de Shrader.
 
John caiu na sombra contracorrente das drogas, a qual define a vida de muitos aqui no condado de McDowell. ele quase morreu de overdose em 2007 e agora vive de benefícios para incapacitados. Seu irmão Donald, solto recentemente da prisão, está desempregado e é basicamente um sem-teto.'É como se ele estivesse num buraco sem saída', disse Bolden sobre Donald, enquanto respingava mel em um biscoito caseiro, feito na sua bem arrumada cozinha. 'Um dia desses ele chegou aqui e disse: 'Não é uma vergonha? Tenho 30 anos e carrego minha vida por ai em uma mochila'. Isso cortou o meu coração'.
 
O çcondado de McDowell, o mais pobre da Virginia Ocidental, é há mais de meio século um símbolo da pobreza americana enraizada. John Kennedy fez campanha aqui em 1960 e ficou tão chocado que prometeu enviar ajuda se fosse eleito presidente. Seu primeiro ato no Poder Executivo foi a criação do moderno programa de vale-alimentação, cujos primeiros beneficiados foram moradores do condado de McDowell. Quando o presente Lyndon Johnson declarou 'guerra incondicional à pobreza', em 1964, era a miséria da região da Apaláchia que ele tinha em mente. Os programa federais que se seguiram levaram dezenas de milhares de pessoas para acima da condição de subsistência.
 
Mas, esse meio século depois, com a taxa de pobreza novamente em alta, as dificuldades parecem apenas ter assumido uma nova faceta nesta área remota. A economia está retraindo junto com a atividade carbonífera, as cidades estão se esvaziando, e comunidades são marcadas pela dissolução familiar, abusos de medicamentos e uma elevada taxa encarceramento. Segundo essa reportagem, além desse condado, existem mais 353 nessa extrema pobreza.
 
Como podemos aceitar um capitalismo desse? Como é que as dez maiores riquezas desse país, juntas, é maior do que a divida externa do Brasil, quase 3 trilhões, dez vezes, e encontramos tanta miséria ai? É aí que não entendo como um povo, como o americano, famosos em caridade, principalmente, junto aos países pobres do mundo, como o Bill Gates, o Buffan (o maior acionista individual da Coca-Cola; da Nestlé; da Mercedes; da Volvo, etc.) ainda permitem um grau tão elevado de miserabilidade em seus quintais? E acho graça que essa raça, que se diz oposicionista, que foram responsáveis, 'desde Pedro Álvares Cabral' pela miséria deste País, agora, com a chegada do Lula, Dilma, ainda os contestam? E falsos brasileiros ainda querem que os dois exterminem, em tão pouco tempo, a pobreza deste País, sem colaborarem, inclusive, trabalhando contra?
 
Mas, como admiro, e muito, o Presidente Barack Obama, e como acompanho , um pouco, o seu governo voltado para os mais necessitados, tenho certeza que ele já fez muito por eles e continua fazendo, somente não o fazendo mais por causa dessa elite irresponsável desse País que comanda o partido republicano! Como exemplo, até a chegada do B.O. esse povo miserável não tinha nenhuma assistência médica (lá somente quem trabalha em empresas), onde ele, com muita luta, com apoio da Suprema Corte, foi aprovado o seu plano de assistência médica que atendeu e atende a mais de 35 milhões de americanos, inclusive, os que trabalham mas, por forças de doenças, eram obrigados a continuarem nas empresas como se fossem escravos! Milhares de habitações populares estão sendo construídas e doadas, apesar da raivosa oposição, achando que isto é coisa de 'comunista'! Não é fácil para Ele, como não foi para Lula e nem está sendo para Dilma ajudarem a pobres!
 
Realmente, é inacreditável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário