quinta-feira, 10 de outubro de 2013

"AS FLORES TÊM CHEIRO DE DANÇA E DE MORTE"



Realmente, as flores representam muitas coisas das nossas vidas! Quem não se lembra dos jardins das nossas casas? Das flores que recebemos das nossas paqueras ! (Nunca fui  'educado' para enviar flores! Infelizmente, na nossa época, década de 70, quando um homem mandava flores para uma namorada, paquera, etc., a turma (eles e elas) diziam: "ESSE CARA É FRESCO"!

Mas, adoro dar de presente peças em ouro, pois, além do 'amor' demonstrado, no aperto financeiro, ah, temos uma poupança guardada! E  as flor? Murchou, logo........se joga fora! De vez em quando a minha mulher se lamenta por nunca ter recebido flores de minha parte, mas, ela já se acostumou, pois, eu a pergunto: irei trocar os presentes em ouro por flores, ai, ela......sai de baixo!
 
Esse título é de uma peça teatral, muito linda, que está passando na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, esse ELEFANTE BRANCO DA CULTURA BAIANA, POIS, APESAR DA SUA GRANDEZA, NOVENTA POR CENTO DO ANO VIVE FECHADO, E, QUANDO ABRE, O PÚBLICO, O POVÃO FICA DE FORA, PARA NÃO 'ESTRAGAR', 'POR NÃO SABER SE COMPORTAR', E, O MAIS GRAVE, APESAR DE TER SIDO CONSTRUIDO COM O DINHEIRO DO POVO, HÁ DÉCADAS, POR DUAS VEZES, POIS, NA PRIMEIRA VEZ UM INCÊNDIO O DESTRUIU, o valor do ingresso é caríssimo onde jamais um assalariado, ou, até mesmo a classe média poderia assistir! Por exemplo, Caetano Veloso, quando vem à Bahia, uma ou duas vezes por ano, para compensar as suas despesas de férias, etc., faz um ou dois shows, onde o ingresso é na faixa de R$200,00, mas, no 'seu' Rio de Janeiro ou São Paulo, ele cobra 30,00 , por semanas, até o público enjoar! Resumindo: O TEATRO CASTRO ALVES NÃO É DO POVO, E, SIM, DE UMA CASTA PRIVILEGIADA DA ELITE BAIANA! Por sinal, Salvador, o berço do Brasil, em termos culturais é uma vergonha! E, com essa praga do Axé, e outros ritmos terríveis que ouvimos por ai, vindos da periferia, a nossa juventude está longe de uma peça teatral!
 
Mas, no quintal desse teatro para ricaços, há uma 'concha acústica', uma espécie de uma arena dos tempos romanos, onde o público fica sentado em arquibancadas de concreto, sem proteção alguma, e, lá embaixo, o palco. Comparando mal é como é feito o programa da globo daquele enjoado 'Serginho Grossman'! A outra opção para O POVO é a sala do Coro, nos fundos dessa casa para os milionários, onde jovens artistas fazem suas peças, treinam, aprendem, etc..
 
É nessa sala do Coro QUE ESTÁ PASSANDO A PEÇA, DO TITULO DESTE TEXTO, baseada no espetáculo belga Preparatio Mortis. No cenário um túmulo coberto por milhares de flores, de onde surge a bailarina Annabelle Chambon. Seus movimentos e o ambiente passam a evocar uma atmosfera de sonhos e desejos que cruzam a morte e o renascimento. Segundo o seu idealizador, essa peça 'é uma arte para a preparação para a morte'! DEUS ME LIVRE, apesar de ser realidade, mas, como DEUS NÃO NOS DISSE QUANDO SERÁ O NOSSO  PRAZO DE VALIDADE DE, EU PREFIRO VIVER A VIDA, OU DEIXAR ELA ME LEVE, COMO BEM  O ZECA PAGODINHO, NOS ENSINOU, CHEIO DE CERVEJA, EM UMA DE SUAS LINDAS MÚSICAS, POIS, O AMANHÃ..........
 
Por falar no Zeca Pagodinho, eu, minha esposa (claro, eu sou doido de ir sozinho) e um casal, fomos passar um final de semana em um hotel no Sauipe, um complexo de hotéis (onde será à abertura da copa do mundo , em junho de 2014, com muita música, para todo o mundo, onde somente o palco, para 3.000 pessoas, o governo da Bahia, que 'diz que está sem dinheiro para a saúde, escola, estradas, segurança, etc., custou 500.000,00 e que , segundo a propaganda oficial da FIFA e esse governo, será uma 'herança para o povo da Bahia', um grande engodo, mais um, pois, povo nenhum entra nesse complexo sem pagar caro), mas, voltando ao ZP, ele e sua turma, incluindo o RONALDINHO GAÚCHO, na época jogador do Barcelona, que estava no Brasil para 'tratamentos médicos', aproximadamente, umas quinze pessoas, esse artista e sua turma começaram a beber cervejas, whisky, comidas, etc., das dez horas da manhã até o final da tarde, para, à noite, 20 horas, ele se apresentar para um público de mais de 3.000 pessoas! Eu achava que o Zeca não aguentaria nem sair do seu apartamento face ao seu estado etílico, mas, para minha surpresa, ele cantou, não muito 'empolgado', deu o seu recado, sem nos cumprimentar na entrada e na saída, e foi embora! Por causa desse show eu somente assisto o ZP por CD, DVD ou nas suas apresentações pela televisão! É muito irresponsável para o meu gosto!
 AMANHÃ........

Nenhum comentário:

Postar um comentário