quarta-feira, 2 de outubro de 2013

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO!


Eu tenho o maior respeito pelo Idoso, inclusive, por vê-lo como um herói de uma família, de uma vida, e, resumindo tudo, do PAÍS! Em todos os Países sérios, humanos, o IDOSO É UM HERÓI NACIONAL, respeitado por todos! Aqui, na grande maioria, começando pela família, é um resto humano! É como se fosse um PROBLEMA FAMILIAR!

Minha filha, Psicóloga, com especialização em Familia e Crianças em Apuro, pela PUC-SP, hoje, dando um dia de trabalho no Hospital das Clínicas dessa Capital, e, apesar de jovem, já com muita experiência nessa área, disse-nos que a responsabilidade da Família Brasileira com o Idoso, com exceções, é como se fosse um favor para o mesmo! E não se trata somente de determinadas faixas da população, mas, sim, de todas elas! Os mais ricos, na primeira oportunidade, o coloca em Asilos , até morrer, onde dificilmente o acompanham, indo, somente , quando do seu funeral! Ela visitou alguns dos Asilos, segundo ela "verdadeiros depósitos" de gente sofrida, onde os que recebem pessoas de famílias ricas são verdadeiras mansões, com todo o 'conforto' possível, e, os de famílias carentes, quase 'campos de concentração nazistas"! Mas, ambos são iguais em um único fator: O CONFORTO FAMILIAR, A PRESENÇA DA FAMILIA, O CARINHO, O RESPEITO, A PRESENÇA, etc., etc.! Ela nos confirmou que a tristeza d'eles pela ausência de familiares é tão grande que chegam à adoecerem! Algumas famílias levam anos e anos sem aparecerem! Nos hospitais, os públicos, familiares, até de posses econômicas elevadas, os deixam lá e somem, inclusive, dando nomes e endereços errados!
 
Ontem, pela Bandnewsfm-sp, um especialista da área policial do Estado de São Paulo declarou que o Idoso é uma das maiores vítimas de estelionatários e demais ladrões da população desse Estado, e, também, dos demais, pois eles por não enxergarem direito, ou , quase nada, entregam as suas senhas para essa trupe de exploradores, e, ai, perdem tudo, como muitos não ficam com dinheiro nem para voltar para as suas casas, claro, se não fosse a Lei do Idoso que exige passe livre! Esse especialista, também, nos deu um quadro assustador: OUTROS MAIORES LADRÕES DESSA GENTE SÃO OS PRÓPRIOS FAMILIARES, PRINCIPALMENTE, FILHOS, QUE PEGAM OS SEUS CARTÕES DE APOSENTADORIA E RETIRAM TUDO! Há dias, um alto executivo de um Banco declarou que o maior problema do endividamento do aposentado é o fato dos familiares pedirem ao mesmo que tome empréstimo em seu nome para que paguem dívidas, e, o mais grave, não pagam deixando-o endividado, onde à aposentadoria é depositada pelo INSS, e, logo é tomada para pagar débitos! Além desse aspecto terrível, também, os aposentados, ao invés de ficarem em casa descansando, curtindo as suas aposentadorias, recebem de volta FILHOS, NORAS, NETOS, BISNETOS, ETC., TODOS PRECISANDO DE MORADIA E COMIDA, PRINCIPALMENTE, OS DESEMPRGADOS!
 
Mas, excetuando-se todos esses aspectos, realmente, o VELHO E A CRIANÇA, EM NOSSA SOCIEDADE, SÃO MALTRATADOS, TANTO DE FORMA AGRESSIVA, COMO, TAMBÉM, DE FORMA DA INSENSIBILIDADE!
 
Ontem, ouvindo um cidadão , emigrante do Líbano, já em São Paulo há 20 anos, e que adora o Brasil e esse Estado, admirador do Povo Brasileiro, ao ser perguntado sobre esse tema, nos declarou que, realmente, o Brasileiro não liga para os seus pais, avós, etc., e citou o exemplo do Líbano, e, do próprio povo árabe em reverenciar o IDOSO, dizendo-nos que lá, todos são tratados como TIO, onde o que eles fazem, agem, etc. é válido como LEI, mesmo que estejam errados! E citou, mais ainda,um exemplo: UM IDOSO DE 70 ANOS , AO SER CONTESTADO POR UM DE 71 ANOS, O PRIMEIRO O RESPEITA COM TODA Á AUTORIDADE COMO SE ELE FOSSE UM JOVEM!
 
Mas, tenho algumas ressalvas, como: SE OS PAIS FORAM BONS PARA COM OS SEUS FILHOS, VERDADEIROS PAIS, ENTENDO QUE JAMAIS, JAMAIS SERÃO MALTRATADOS NA VELHICE! O contrário é verdadeiro: vejo em programas de televisão, rádio, etc. FILHOS PROCURANDO PAIS, CHORANDO, ELES JÁ COM 40, 50 ANOS, CASADOS, COM FILHOS, E, ATÉ NETOS, E AI, DEPOIS DE MUITA BUSCA, O PAI APARECE, 40 ANOS DEPOIS, COMO UM, RECENTEMENTE, NA BAHIA, e ai ele tenta se explicar, quase sempre chorando: "naquela época eu não tinha condições de sustenta-lo"! Pasmem, como esse filho pode ter amor, mais, para um cara desse? Quer dizer que, como ele não tinha condições financeiras para criar o seu PRÓPRIO FILHO, pela sua diabólica lógica o menino teria morrido naquela época! Portanto, acho, também, que MUITOS IDOSOS ABANDONADOS EM ASILOS PELOS SEUS FAMILIARES MERECERAM ESSA PUNIÇÃO DIVINA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário