quinta-feira, 24 de outubro de 2013

"LEILÃO DE LIBRA TEVE UM BOM RESULTADO, APESAR DO MODELO"!



Como os urubus que se dizem oposição, que quase doaram o Brasil quando o dirigiam, lutaram para que esse leilão fosse um fracasso! Como ficaram decepcionados ao verem que a Petrobrás foi a quem mais ganhou nesse leilão, principalmente, por ser a detentora de maior percentual, além de parceiros fortíssimos no mercado mundial do petróleo e gás, como: SHELL (no texto anterior eu escrevi, não sei por quê, com W - shew!), uma multinacional da Holanda e uma das maiores do mundo; a TOTAL, uma multinacional da França e uma das maiores do Mundo; e as da China, três, todas estatais desse País, onde alguns imbecil, inclusive, parte pequenina de petroleiros maus informados, que, a despeito de uma reivindicação justa que é o reajuste salarial, já acordado, desde ontem, com um índice superior aos conquistados pelos bancários, em todo o Brasil, com outros benefícios, como plano de saúde melhorado; vales  refeições melhorados, etc., onde a greve geral desses funcionários, praticamente, já se encerrou, se juntaram com Aécio Neves, José Serra, ou seja, a trupe do ex-presidente FHC, que fizeram de tudo para acabar o patrimônio do povo brasileiro, um deles, a própria Petrobrás, onde até o nome queriam mudar para agradar aos especuladores das bolsas de valores de todo o mundo! Por sinal, um cidadão, que foi presidente da Petrobrás, não por ser competente, mas, por ser ex-marido da filha mais velha do Fhc, um tal de David, na maior cara-de-pau declarou que era contra se leiloar para gringos, como chineses, a riqueza do pré-sal ou, pasmem, qualquer riqueza do subsolo brasileiro! Eu não aguento ouvi tanta demagogia que beira a safadeza!
 
Vamos ao titulo da reportagem do jornal VALOR , de 23 de outubro deste ano, em forma de editorial, portanto, representa o pensamento do jornal: "LEILÃO DE LIBRA TEVE UM BOM RESULTADO, APESAR DO MODELO".
 
O leilão de Libra, um dos maiores campos de petróleo do mundo trouxe resultados satisfatórios para a União. Não foi o sucesso retumbante apregoado pelo governo, nem o fracasso apontado pela oposição. A modelagem singular do regime de partilha brasileiro, que estreou com Libra, não passou no teste  quase naugragou. Um acerto entre empresas e a Petrobras, a operadora única dos campos e sócia compulsória do consórcio vencedor, com fatia mínima de 30%, determinou a sorte de um leilão onde não houve disputa nem ágio. A ausência de concorrentes para a 'joia da coroa' o mar de petróleo do pré-sal é um sinal claro de alerta de que o modelo precisa de correções".
 
Um fiasco no leilão de Libra teria efeitos devastadores para a credibilidade do governo. Um consórcio dominado por endinheiradas  Empresas estatais chinesas daria ao primeiro leilão do pré-sal igual sabor de fracasso, embora, financeiramente, a exploração do campo estivesse em tese assegurada. Essa é minha: a Volkswagem é brasileira? A Ford é brasileira? A Fiat é brasileira? A Mercedes-Benz é brasileira? E as fábricas de automóveis chinesas já no Brasil, são brasileiras? Portanto, é uma burrice desse editorial se pensar assim, caso os chineses fossem os ganhadores, pois, no mundo globalizado, respeitando as regras do jogo, como a legislação que regulamenta o pré-sal, portanto, que perigo para a nossa 'nacionalidade' teria se eles ganhassem? Como exemplo, hoje, mais de dez por cento do território nacional, agricultável, já está em poder de gringos, e ai? Recentemente, uma das maiores mineradoras da India ganhou, na licitação, milhares de km2 da região do interior da Bahia, Caetité, onde explorarão minérios de alto valor, inclusive, para a indústria de informática, onde até uma linha ferroviária saindo desse município até o novo porto de Ilhéus, já em construção, trará essa riqueza e dai para o pacifico, claro, para a India em primeiro lugar! A verdade é uma só: essa raça não se conforma com as vitórias dos governos Lula e Dilma, onde o POVO ESTÁ EM PRIMNEIRO LUGAR, E, SE SOBRAR, A ELITE, DIFERENTEMENTE DO JEITO DO PSDB, DEM, PMDB E CIA. GOVERNAREM: SE SOBRAR MIGALHAS, O POVO COME!
 
O governo vendeu a bom preço a 'joia da coroa', mas ainda não resolveu uma questão vital - a capacidade financeira da Petrobras, que carrega nas costas o excessivo peso de operadora exclusiva e de sócia compulsória. A rapidez com que a riqueza do pré-sal será explorada depende de sua capacidade de investir, hoje comprometida".
 
Eu concordo em parte desse editorial, porém, muitas afirmações são incorretas, talvez, oriundas da oposição. Dizer que a Petrobras não possui condições financeiras para arcar com as suas obrigações no consórcio, realmente, é uma piada! Ontem, para todo o Brasil, a excelente Presidente Graça Foster, uma das maiores especialistas em petróleo do mundo, declarou a toda a imprensa se, caso seja necessário, hoje essa empresa poderá pagar a sua parte de mais de SEIS MILHÕES DE DÓLARES, parte do ágio, o maior do mundo até agora, onde tudo irá para o Tesouro Nacional! Para termos uma idéia, semana passada, em vários países produtores de petróleo, inclusive, os EUA, com dezenas de poços licitados, o ágio foi de, aproximadamente, 2,5 milhões de dólares! Inclusive, várias multinacionais informaram que preferiram participar de outras licitações pela facilidade em explorar o petróleo, cujo resultado econômico-financeiro seria mais rápido do que o pré-sal, e, já estão trabalhando para participarem como sócios dessas empresas ganhadoras, inclusive, a própria Petrobras!
 
Hoje, por falar em fhc, Aécio neves, José Serra, ou seja, a turma do PSDB, o jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, por sinal, muito amigo do psdb, onde fhc saia de Brasilia, todas as sextas-feira, indo para a casa dos donos desse jornal, pouidores de uma das maiores adegas do mundo, e, lá, tomava vinhos maravilhosos, caríssimos, e o povo, sofrendo o pão que o diabo amassou, tomando 51, Pitu, Caninha da Roça, etc., etc., fez uma extensa reportagem sobre a ROUBALHEIRA OCORRIDA NOS GOVERNOS DO ESTADO DE SÃO PAULO E PREFEITURA DA CAPITAL DESSE ESTADO, ONDE ESSE PARTIDO DOMINOU POR MAIS DE VINTE ANOS, baseada em documentos vindos da Procuradoria Jurídica da Suíça, provando que desde o governo do Covas, em 1991, passando por José Serra, Alkimin, etc., a corrupção comeu solta, onde se presume que mais de 600.000.000,00 foram roubados! E nós não vemos quase nada nas revistinhas, excetuando-se a ISTOÉ, COM VÁRIAS REPORTAGENS, e, agora, o Estadão, há meses sabendo desse escândalo, somente hoje começou a publicar, acho até, envergonhados face a esse escândalo está inundando as redes sociais, e, o Ministério Público ter enviado esses documentos para a sua redação, pedindo-lhes posicionamento! ESTAVAM, ATÉ ONTEM, FINGINDO DE MORTOS! Mas, para o falado MENSALÃO DO PT, ah, uns monstros do jornalismo investigativo! Já, também, para o falado MENSALÃO DO PSDB MINEIRO, ah, umas gatinhas! O próprio STF já o colocou na pauta para 2015, claro, após as eleições presidenciais! Que ajuda fantástica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário