terça-feira, 15 de outubro de 2013

PROFESSOR, EM PAIS SÉRIO, UM DOS HERÓIS NACIONAL!



Em qualquer País sério do mundo o professor é respeitado, por todos, pois, foi ele que AJUDOU NA FORMAÇÃO DE TODOS NÓS! Como o cidadão virou médico? Engenheiro? Administrador? Profissionais Liberais? E outras e outras profissões das nossas vidas! Mas, o desrespeito para com essa gente é total! Como são maltratados! Até mesmo pelos alunos, que, por não terem formação doméstica, fazem do professor um inimigo, como se ele não estivesse dando-lhe a régua e o compasso da Vida! Meus Pais consideravam os nossos professores como heróis! Ai de cada um de nós que fizesse queixas do Professor para Eles! Nunca tínhamos razão! E éramos, desculpem-nos, disciplinados e estudiosos! Eles sempre afirmavam: PROFESSOR NÃO ERRA, E, SE ERRAR, COMO TODO SER HUMANO, É PERDOADO! Hoje, vemos escândalos de alunos agredindo, física e moralmente um professor! Levam os seus problemas de casa para a escola, e tudo é descontado sobre os professores!
 
Além desse péssimo ambiente, o Professor não possui ambiente de trabalho, confortável, somando-se os péssimos salários! O ex-Presidente Lula, a partir do seu primeiro governo, melhorou, e muito, os salários dessa classe ao criar o PISO NACIONAL DO PROFESSOR ONDE O GOVERNO FEDERAL COMPLEMENTA OS MISERÁVEIS SALÁRIOS QUE ERAM PAGOS PELOS PREFEITOS, PRINCIPALMENTE, NA ZONA RURAL, ONDE GANHAVAM MENOS DE UM SALÁRIO MÍNIMO!
 
Mas, pelo lado do Professor, realmente, precisamos melhorar a qualificação dos mesmos, na sua grande maioria! Não adianta somente cobrar melhores salários, melhores condições, sem se preocuparem em melhorias profissionais!
 
Os governos Federais, Estaduais e Municipais não podem deixar as escolas como verdadeiras pocilgas! Misturam-se cantinas com sanitários e cozinhas! Não existem áreas de lazer; atendimentos médicos de emergência; o transporte escolar é um caos, através de ônibus em estados caóticos, a grande maioria veio das médias e grandes cidades já como sucatas! Por sinal, o Governo Federal despertou e já foram entregues mais de 5.000 ônibus, com as cores dos usados pelos americanos! Lamentei, apenas, a pequena capacidade desses veículos, talvez, não comportem 24 alunos sentados! E dizem que será um veiculo para cada cidade, e, ai, como atenderão aos demais alunos?
 
Quando da época do comunismo, na década de 60 a 80, principalmente, na União Soviética, China era reconhecida a excelência do ensino, do primeiro ao último grau, segundo e universitário, onde o professor era a profissão mais endeusada, reconhecidamente pelos governos e famílias como um herói nacional! Aqui, qualquer cidadão é 'doutor', 'professor', cujos tratamentos são depreciativos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário