quinta-feira, 10 de outubro de 2013

INVEJAR O VIZINHO, POR QUE?


Saiu, hoje, uma pesquisa do FMI preocupado com a situação financeira das famílias brasileiras das classes sociais das faixas médias altas, média e baixas, onde estão endividadas em cartões de crédito e outros débitos, quase duas vezes os seus rendimentos mensais! Assim explodiu a crise americana e européia, onde esses povos deviam mais de duas vezes o que ganhavam, e, no caso americano, o cidadão procurava um juiz e se declarava falido e tudo era jogado nas contas dos credores, sendo parte para o tesouro americano! Isto tudo mudou com essa gravissima crise, com mais controles para compras e mais poupanças! O brasileiro é reconhecido como um dos povos que menos poupa! Compreendo até pelos tempos econômicos que passamos, onde todo o bolo era para a elite irresponsável deste País, ficando as migalhas para o povo! Até o grande Lula assumi o seu primeiro governo, com inflação na faixa de 40% e o dólar quase R$4,00, mais da metade dos lares brasileiros não possuiam fogões elétricos; quase 70% não possuia energia elétrica em suas casas; quase 50% não possuia veículos próprios, etc., etc., portando, quando a economia melhorou com esse grande estadista, a farra de comprar passou dos limites!

Mas, precisamos ter moderação em tudo que fazemos em nossas vidas! Não podemos sair por ai comprando tudo que desejamos! Desejar podendo, tudo bem, mas, se endividar ou jogar o problema para o futuro, com empregos duvidosos, etc., ai é irresponsabilidade.

Li uma entrevista de uma psicóloga falando do consumismo, onde para essa área do pensamento e da alma humana, já é uma doença em todas as sociedades do mundo, precisando de acompanhamento psicológico!
E citou um dos grandes motivadores dessa 'doença': invejar o vizinho para comprar o que ele possui, e, em alguns casos, querem um até melhor e mais caro! E cita que a mulher é a mais atraída por essa inveja, pois, parecendo uma corrida de poder desejam comprar um vestido melhor do que o da vizinha, da amiga, da colega, etc. O homem deseja comprar um veículo mais potente, mais novo do que o do vizinho, do amigo, etc.; os pais desejam comprar presentes e mais presentes para os filhos para concorrerem com os dos vizinhos, amigos, etc.!

Mas, desculpem-me, lembrei-me do FERNANDO COLLOR DE MELLO, ainda como Presidente do Brasil, com muitos puxa-sacos ao seu lado, perguntaram-lhe como foi a criação dos seus filhos, herdeiros de fortunas, de ambas as familias, e que eram jovens maduros, simples, diferentemente dos demais da sua classe social, e ele respondeu: "MEU PAI NOS DIZIA QUE O BOM PAI TERÁ QUE DÁ, POR MES, NO MINIMO, 80 NÃO, EXPLICADOS, MESMO QUE POSSA DÁ UM SIM NO LUGAR DO NÃO, E, UNS 20 SIM, TAMBÉM, EXPLICADOS", e, concluiu: "O PAI QUE FIZER O CONTRÁRIO CORRERÁ O RISCO DE QUANDO NÃO PUDER DÁ SIM, SER REJEITADO PELO FILHO"!

A minha familia foi criada assim. Aconteceram épocas que nós, eu e esposa, diziamos NÃO, mesmo podendo dá SIM, por exemplo, um brinquedo novo que apareceu com uma das mais de 40 crianças que moravam no nosso Edificio, onde elas desejavam, rejeitando vários outros que possuiam, dizendo-lhes que 'não tinhamos condições financeiras para comprármos naquele momento, e, quando pudéssemos comprariamos, e ai, esquecíamos por um tempo, mas, quando elas nos cobravam, corriamos para uma loja ou mais lojas, e lá, desesperados, não mais estavam em estoques, deixando-nos tristes e culpados, mas.....continuamos assim, até  hoje.....

Portanto, não é crime querer um bem que o seu vizinho possua, mas, com moderação, podendo comprá-lo, jamais se sacrificar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário