quarta-feira, 23 de outubro de 2013

QUEM É A DRA. AMERICANA MARIANA MAZZUNATH?


Ela é uma jovem, na faixa de trinta anos, que elaborou uma tese acadêmica, já publicada em livro, onde já vendeu milhões de exemplares, hoje livro de cabeceira de vários gestores públicos e privados, onde ela defende a PRESENÇA DO ESTADO EM TODOS OS SETORES INDUSTRIAIS, COMERCIAIS E DE SERVIÇOS COMO PLANEJADOR, INCENTIVADOR DE INOVAÇÕES E COM INCENTIVOS ECONÔMICOS, E, ATÉ MESMO, COM PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA! Foi um soco na cara desse empresariado, mundial e nacional, como ela bem enfatizou: "O EMPRESARIADO SE GABA QUE SÃO EMPREENDEDORES, MAS, NUNCA ELES INICIAM ALGO, PRINCIPALMENTE, QUANDO É INOVADOR, E, EM TUDO QUE PRODUZIRAM OU PRODUZEM, FOI INICIATIVA, INOVADORA, DO ESTADO"! Eu, como administrador público, formado em 1975, pela Universidade Federal da Bahia, onde já defendíamos esse ponto contra colegas e professores que faziam administração privada (na época o curso de administração era dividido em dois: pública e privada), foi como se recebesse um prêmio espetacular! Nós dizíamos que o ESTADO PREPARA O TERRENO, DAR TODAS AS CONDIÇÕES, COMO: financiamentos de recursos; apoio tecnológico; garantia de lucro; infraestrutura total, apoio de mercado, e, quando os seus negócios estão consolidados, o ESTADO SE RETIRA, o que não pode é ele ficar, como DONO, AI, É O MESMO MODELO USADO POR COMUNISTAS E SOCIALISTAS DA ERA MARX!
 
Mas, como naquela época, e, agora, o EMPRESARIADO DESEJA TUDO DO ESTADO (do Povo), mas, o LUCRO QUE É BOM NADA! Vejam as queixas das federações empresariais, onde somente falam de misérias, jamais, de lucros!
 
Essa fantástica estudiosa, economista, que , talvez, na minha ótica, no futuro, receberá o prêmio Nobel da economia, defende que todos esses investimentos que tiveram apoio do Estado deve ser RESSARCIDO  com UMA AÇÃO, DE MUITO VALOR ECONÔMICO E FINANCEIRO, QUE CORRESPONDA AO VALOR INVESTIDO PELO POVO, pois, sem essa ajuda, esse ou esses empreendimento(s) não se consolidariam, onde ela a apelidou de "AÇÃO DE OURO"! Essa AÇÃO DE OURO SERIA ADQUIRIDA, A QUALQUER MOMENTO, POR LIVRE E EXPONTÂNEA VONTADE POR PARTE DOS EMPREENDEDORES PRIVADOS que receberam essa ajuda do Povo!
 
Ela nos perguntou: "POR QUE O ESTADO QUE INOVOU, QUE DEU SUPORTE ECONÔMICO E FINANCEIRO; QUE DEU INFRAESTRUTURA, QUE GARANTIU RISCOS, E, NA HORA DO LUCRO, ELE NADA RECEBE?", e concluiu: "NÃO ME VENHAM COM A HISTÓRIA QUE GERAM EMPREGOS, RENDAS E IMPOSTOS, pois, são seus deveres"!
 
Fantástico! Elogiou órgãos de governos, no mundo todo, que fazem esse tipo de ação, citando o BNDES, que, apesar de dar todo apoio, tudo que investe é ressarcido, com lucro; citou um órgão chamado SITRA, DO Governo da Noruega, tipo BNDES, que incentiva o empresariado privado, como o exemplo da Nókia, a primeira fabricante de celular do mundo, que teve todo apoio para pesquisar e fabricar esse aparelho, e, agora, passando dificuldades, assumiu todo o passivo, para, assim que foi vendida para a Microsolf, receber tudo que foi investido nela! Mas, nos deu uma visão do empresariado do seu País, os EUA: "Aqui, todos recebem ajuda, desde o primeiro momento, onde o Governo assume tudo, até mesmo prejuízos, e, quando passam a ter lucro, nada reembolsam ao Povo Americano", e, citou: "Vocês pensam que a indústria farmacêutica gasta bilhões de dólares em pesquisa dos seus orçamentos? Não, tudo é financiado pelo Governo, onde, se o medicamento falhar, o prejuízo fica para o Povo, mas, se der lucro, como milhares de medicamentos, fica com o empresariado, e isto eu não concordo!" Citou a Apple, essa gigante tecnológica, que recebeu todo o suporte econômico, financeiro e tecnológico, esse vindo das forças armadas, e, depois que ficou bilionária nunca deu um só dólar ao povo americano"! Citou a Google, como, também, todo o parque do Vale do Silício. Segundo ela, se os EUA dependesse das INOVAÇÕES VINDAS DO SETOR PRIVADO ele seria um pequeno País, mas, ao contrário, 98% DAS INOVAÇÕES SÃO INICIADAS PELO GOVERNO!
 
Portanto, desmascarou o Setor Privado que se julga como idealizadores, que usam os 'seus recursos próprios' para crescerem!
 
Lembro-me de um chefe que tive, ainda estudando no segundo grau, quase perto do vestibular, ele um Doutor em Administração  onde tinha concluído esse curso nos EUA, casado com uma Americana, assessora da Boeing, também, Doutora, que me deu o seguinte conselho: "FAÇA O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, POIS, VOCÊ ESTARÁ SERVINDO AO SEU POVO, E, NÃO ADMINISTAÇÃO PRIVADA ONDE VOCÊ ESTARÁ SERVINDO A FAMÍLIAS", e, concluiu: "
 
"É MUITA SATISFAÇÃO TERMOS O POVO COMO NOSSO PATRÃO"!
 
Mas, uma pequena história: Um dia, ao entrar no shopping Iguatemi, estava lá um cidadão, dono de uma loja de alimentos, e mais outros, também, empresários, que, de forma rancorosa, mal educada, se dirigiu a minha pessoa, e disse para os demais: "esse aqui é 'meu amigo', 'meu vizinho', mas é um marajá do servidor público, onde, todo mês recebe o seu salário, tudo pago por nós, empresários". Inicialmente, fiquei seu inimigo para o resto da vida, isto não é amigo; respondi-lhe: "em primeiro lugar não sou marajá, apenas ganho o meu salário com dignidade, onde sou um dos poucos servidores do Estado que fui preparado para a função; em terceiro lugar não sou corrupto, e, se fosse, o corruptor poderia ser um de vocês, pois, estatisticamente, todo corruptor vem do setor privado; e, ai, pensem no ambiente que ficou, e , ele, cinicamente, disse-me: "calma, estou brincando", e, eu, ainda mais irritado, disse-lhes: "vocês, pelo que me consta, são proprietários de lojas aqui neste shopping, portanto, posso afirmar que estão aqui, ganhando dinheiro, face as gestões administrativas e econômicas do poder público, pois: o terreno foi terraplenado pela Prefeitura de Salvador; as avenidas que passam em sua frente foram planejadas e executadas pela Prefeitura de Salvador e o Estado da Bahia; todas as demais infraestruturas, como: energia elétrica, água encanada, telefonia,  redes de informática; saneamento de esgotos, etc. foram feitas pelo Estado, portanto, por Servidores Públicos como eu sou, portanto, como existem empresários ladrões, desonestos, corruptores, também, existem servidores públicos assim", e fui embora, sem cumprimenta-los, deixando-os calados! Meses depois encontrei a esposa desse cidadão, que se dizia 'amigo', onde tomou conhecimento de tudo, pedindo-me desculpas! Mas, já naquela época, acho na década de 70, eu já sabia o que essa fantástica economista diz hoje, tudo graças ao meu primeiro professor, acima citado!
 
Vejam as aberrações: Um gerente de uma grande construtora pode ganhar 50, 60, 70 ,80 mil reais, mais participações nos lucros; um funcionário público, que se encontra nos altos escalões do Estado, não pode ganhar mais do que 28.000,00, brutos, e ainda chamam de marajá! Boechat, da bandeirantes, já em fim de carreira, estava até desativado após saída da Globo, ganha 300 mil por mês, com várias férias durante o ano, e, quase todos os dias ele critica os 'altos salários do setor público'! O intragável FAUSTÃO GANHA MAIS DE UM MILHÃO POR MES DA GLOBO E TODOS ACHAM ´fantástico! O Gugu Liberato ganhava quase um milhão de reais na Record mas um médico não pode ganhar mais de dez mil reais do SUS, ganhando míseros dois a três salários mínimos! O Presidente do Banco Central, o Trombini, um dos maiores especialistas em economia, exercendo um cargo de tanta relevância para o Brasil, ganha 28.000,00 mensais, brutos, e ainda acham muito! O Mantega, também, excelente profissional, Ministro da Economia, não pode ganhar mais do que 28.000,00 reais, brutos, por mês! Portanto, são distorções, terríveis, que levam o setor público , no Brasil, a ser tão desmoralizado, onde prevalece a BORRA existente nele! Falam em corrupção no setor público como se fosse sua exclusividade, mas, no setor privado, talvez, muito maior, mas, lá, a privacidade é quase total, pois, qual dessas empresas poderosas irá divulgar que um seu diretor, até presidente, fez corrupção? Jamais, excetuando-se casos pontuais, como o escândalo do metrô, trem e ônibus de S.Paulo, onde tudo foi denunciado por um ex-dirigente da SIEMENS, que, ao ser demitido dessa empresa pela matriz em Berlim, simplesmente, abriu o bico! Um escândalo de 600 MILHÕES DE REAIS, MAIS DE 60 VEZES O CHAMADO MENSALÃO, mas que a imprensazinha quase não registrou, excetuando-se a revista ISTOÉ! Por que? Cadê a VEJINHA, tão violenta contra o mensalão, e, nesse caso, UMA GALINHA POEDEIRA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário