quinta-feira, 31 de outubro de 2013

"VENDA DE FÉRIAS"



Saiu, ontem, 30 de outubro de 2013, uma decisão da 3a. Turma do Tribunal Superior do Trabalho , condenando a empresa Kraft Foods Brasil a indenizar um promotor de vendas por não ter permitido que usufruísse de trinta dias de férias, em 2007, forçando-o a tirar vinte dias de férias e a 'vender' o restante do período. Os ministros proveram recursos de revista do trabalhador. Com a decisão, o empregador terá que pagar em dobro os dez dias não usufruídos pelo empregado, acrescidos de um terço. Esses Ministros, acatando parecer do Ministro-relator, aceitou que essa empresa forçou o trabalhador a trabalhar, sem negociação prévia, inclusive, com ameaças de desemprego, 'independentemente de sua vontade"!
 
Apesar do nome americanizado dessa Empresa, realmente, ela é nacional, e, para nós aqui, o empresário brasileiro, com poucas exceções, são péssimos, desumanos, onde somente pensam nos lucros não se importando como o empregado, sua família, seu lazer! Ainda estão com pensamentos escravocratas! De vez em quando lemos, ouvimos e assistimos trabalhadores ainda em regime de escravidão! Acho até que a lei permite desapropriar a propriedade onde estão esses 'escravos', mas, a nossa justiça........., inclusive, vocês leram sobre ela em artigo, abaixo! Quando é um pobre, principalmente em áreas invadidas de banqueiros, etc. o PAU COME, como aconteceu em São Paulo, no ano passado, em que uma invasão, de mais de 25 anos, portanto, consolidada em áreas privadas, e, pela lei, estar vigorando o USO CAPIÃO (não existe esse direito para terrenos públicos, pois, ele é do Povo, portanto inegociável para partes!), previsto na nossa Constituição Federal que garante esse USO APÓS DOIS ANOS DE COMPROVADA POSSE, mas, o governador Alkimim, tão bonzinho com a elite, por sinal, uma marca do seu PSDB, atendeu a decisão de um juizinho, desumano, irresponsável, e mandou , na marra, com a força policial, desalojar milhares de famílias, acho que foram mais de 12.000 ou 25 mil pessoas, onde todos ficaram em alojamentos públicos, velhos, crianças, adolescentes, doentes, etc., e, até não se sabe o que fizeram com eles! Por sinal, vocês já viram que em São Paulo, Rio de Janeiro, principalmente esses dois, todos os feriados longos uma ou duas favelas pegam fogo? E o mais 'engraçado', sempre em áreas valorizadas, já com projetos em execução de expansão de metrôs!
 
Vejam o que um dos maiores filósofos da humanidade, até hoje, o Frei Santo Agostinho, ao comentar uma decisão de uma autoridade desumana, declarou: "quem possui o poder de decidir, dado por Deus, precisa analisar, também, os valores humanos, e, não ficar somente nos aspectos legais, pois, ambos podem ser conciliados"! Por exemplo, nessa desumana decisão não poderia o Governador, o Presidente do Tribunal de Justiça e outas 'autoridades' negociarem com o proprietário, que na minha época já tinha perdido o direito desse bem patrimonial, um prazo, por exemplo, enquanto o Estado construísse casas populares para abriga-los? É justo jogá-los ao relento como se fossem pedras, lixos?
E essa empresa, objeto deste texto, não poderia, em comum acordo, conversar com esse empregado, para, em seguida ele conversar com a sua família, para depois, decidirem?
 
E ainda querem RETIRAR A MULTA DE DEZ POR CENTO PARA O EMPREGADOR QUE DEMITIR EMPREGADO SEM JUSTA CAUSA PAGAR AO FGTS, onde os 'amigos dos empresários e inimigos dos empregados' acham que isto é custo para as empresas! Que 'beleza": custo para as empresas e não há custos (financeiro, moral, instabilidade do lar, etc.) para o empregado! Espero que a Presidente Dilma, com seus extraordinário amigo, ex-presidente Lula, não aceitem mais essa medida perseguidora conta o trabalhador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário