quinta-feira, 21 de agosto de 2014

"DE QUEM É ESSE JEGUE", LETRA E MÚSICA DO GRANDE E FANTÁSTICO ARTISTA NORTE-NORDESTINO, DA PARAIBA, CAMPINA GRANDE, GENIVAL LACERDA!




É um dos maiores sucessos dentre todas as músicas dos festejos de São João, há décadas! A sua letra, a sua música e esse cantor, fazem um conjunto espetacular! E o tema? JEGUE, MAIS SOFISTICADO, JUMENTO! O ÚNICO MEIO DE TRANSPORTE USADO POR JESUS CRISTO, MARIA E JOSÉ, EM TODA AQUELA CAMINHADA PELA GALILÉIA! Um animal forte, inclusive, em regiões secas, como as nossas, norte e nordeste! Eu considero o JUMENTO COMO COMO O MAIOR SÍMBOLO DO NORTE-NORDESTE!
 
Mas, se não tomarmos cuidados, esse animal estará extinto, brevemente! Centenas e centenas d'eles estão sendo abandonadas nas estradas brasileiras, muitos sendo atropelados, com mortes, ou, criando acidentes! Até o Vaticano, através do Papa Emérito Bento XIV, na época, Papa, fez um apelo ao Governo brasileiro para que fizesse algo para preserva-lo!
 
O problema maior do JEGUE, o 'sofisticado' JUMENTO, é a sua preguiça, eterna! Somente Jesus Cristo e sua Família, com aquela calma, compaixão, compreensão poderia adota-lo como meio de transporte! Na minha infância, passava férias com meus pais, irmãos, avós em uma fazenda, e lá havia muitas criações de jumentos, cavalos, bois, carneiros, etc., já , naquela época, somente os jovens montavam em jegue, pois, nenhum vaqueiro ou adulto desejavam monta-lo! Quanta irritação nos causava! Não podia ver uma lagoa que parava, enfiando a cara dentro da água, bebendo ou sacaneando, fazendo que estava bebendo, deixando-nos um tempão, sobre o mesmo, aguardando a sua boa vontade! E quando encontrava uma ladeira? Ah, que pesadelo! Parava bem no meio e não adiantava grita-lo, bate-lo, etc.! Tínhamos que abandona-lo, amarra-lo e irmos a pé para casa! Quando achava capim, ah, outro pesadelo! Realmente, apesar de todo o simbolismo religioso, de um animal dócil, bonito, fácil para montar, mas, terrível para andar, ninguém mais quer jegue nas suas fazendas!
 
Ontem, pela bandnews, um programa especial sobre o JEGUE, pelo jornalista GABEIRA, onde ele demonstrava a sua preocupação e de pessoas ligadas a uma ONG VOLTADA PELA PRESERVAÇÃO DO JEGUE,  com sede na cidade de APODI, Rio Grande do Norte! Segundo eles, hoje, UM JEGUE VALE MENOS DO QUE UMA GALINHA CAIPIRA! E, quando não acham negócio, os soltam nas beiras das estradas, pois, nem de graça querem mais. Os fazendeiros alegam que COMEM DEMAIS E PRODUZEM DE MENOS, verdadeiro parlamentar brasileiro! Acham que, no ritmo de matança, de abandono, brevemente, talvez uns dez anos, somente veremos um JEGUE por fotografia!
 
O Gabeira entrevistou o comandante da Polícia Rodoviária do Rio Grande do Norte sobre as apreensões de jegues nas estradas daquela região, e o mesmo, declarou: 'já não aguentamos mais em captura-los nas beiras das estradas; hoje, um dos principais fatores de acidentes de veículos; somente no curral desta polícia já temos 650, e, o mais grave, ninguém sabem quem são os donos! Para você ter uma ideia, Gabeira, fizemos um leilão para diminuir esse estoque, cada dia com mais jegues, mas foi uma decepção! No dia, somente um velho apareceu interessado! Na hora, eu e a comissão de licitação achamos que se tratava de um fazendeiro rico, apesar das suas vestes parecerem de uma pobre pessoa! Começamos o leilão, no palco que armamos na fazenda, e lá embaixo, somente esse cidadão. Na hora de começar, ele, de lá de baixo, nos pediu a palavra, dizendo-nos que colocasse logo o JEGUE PRETO, COM MANCHAS BRANCAS NO SEU PESCOÇO, por sinal, o mais novo e forte de todo o rebanho! E o colocamos! Para a nossa decepção, assim que abrimos o leilão, ele gritou: NÃO TENHO DINHEIRO, SOU POBRE, POSSO PROVAR, MAS TENHO UM JEGUE, VELHO, DOENTE, DE VINTE ANOS QUE ANDA COMIGO, CARREGANDO ÁGUA PARA AS CASAS DAQUI DE APODI, MAS, SINTO QUE ELE ESTAR PARA MORRER, E POR ISTO QUERO TROCA-LO PELO PRETO! Ficamos com muita raiva desse velho, dando-nos vontade de não responde-lo e manda-lo preso, mas, um meu assessor, falou-me: 'ESSE JEGUE É NOVO, AINDA TEM MUITOS ANOS DE VIDA, PORTANTO, VAI NOS DAR MUITO TRABALHO, PORTANTO, POR QUÊ NÃO ACEITÁRMOS ESSA PROPOSTA, RECEBENDO O JEGUE VELHO, DOENTE, QUE, NORMALMENTE, MORRERÁ A QUALQUER HORA?". Chamamos todos da comissão de licitação, dez pessoas, e, em uma reunião rápida, batemos o MARTELO, e o velho esperto levou o jegue novo e nós ficamos com o jegue velho! Mas, Gabeira, não é que o desgraçado é o que mais come, bebe, rincha feito uma desgraça, caga como uma miséria, e, até hoje, dois anos, não morre, e, pelo jeito, nessa vida boa, com tudo pago pelo TESOURO FEDERAL, acho que não morrerá tão cedo"!
 
Acho que devemos ter calma com todos os animais, e, no caso do JEGUE, por que não criármos uma reserva de preservação para esse animal? Se Marina for eleita, apesar d'ela nunca ter falado de jegue em suas campanhas, eu irei exigir-lhe uma preservação, especial, para o JEGUE! Esse animal nos marcou, a vida toda, desde os tempos de JESUS CRISTO! No meu caso, eu tinha um, lindo, MORENO, MUITO PREGUIÇOSO, RUIM PARA O TRABALHO, MAS, PARA BEBER E COMER ERA UM LEÃO! Todas as vezes que eu o chamava para trabalhar ele criava problemas, como, deitar-se no chão, e ai, nem com um guindaste o levantava! Mas, quando o  chamava para ir a uma festa, ele ia, rinchando, alegre, pois, lá sabia que a mordomia era grande, com muitas  bebidas e comidas! E quando lhes falo de bebida, é o que vocês pensaram, adorava tomar whisky e do bom! Quem quiser que o desce um de marca ruim! Somente importado e de marca! EU, PARA HOMENAGEA-LO, DEI-LHE O NOME DE 'CARRAPATO', o mesmo nome de um Amigo querido, que, mesmo sendo um animal com um Ser Humano, em vários aspectos eram iguais, principalmente, pela sinceridade, cordialidade, mesmo nos momentos difíceis ele estava lá, claro, excetuando-se para trabalhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário