terça-feira, 5 de agosto de 2014

VEJAM ESTA MANCHETE DO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO, DE 3 DE AGOSTO DE 2015: 'EUA TIRAM DE NOVAS RESEERVAS 8 VEZES O QUE PRODUZ PRÉ-SAL'! UMA NOTA: NO TEXTO, ABAIXO, FALTOU IDENTIFICAR A EMPRESA QUE FEZ A PESQUISA SOBRE A FORÇA DAS LIDERANÇAS, ESPECIFICADAS, FOI O INSTITUTO MAURICIO DE NASSAU, DE RECIFE (PERNAMBUCANO A CHAMA DE 'RICIFE'), PERNAMBUCO, PASMEM, TERRA DO NETO DE ARRAES, EDUARDO CAMPOS!




Vejam quanta desonestidade nessa manchete, da jornalista Samantra Lima, desse jornal! O que temos, no caso o Brasil e a Petrobrás, com essa descoberta nos EUA, principalmente, em comparar com o pré-sal, essa descoberta fantástica, que deixou o mundo petrolífero em alerta, por exemplo, no leilão do POÇO CHAMADO LULA, com um ágio de mais de 15 bilhões de reais, tiveram como ganhadores a Petrobrás, uma empresa inglesa e duas do governo chinês, um sucesso espetacular, que esses chamados 'estudiosos do petróleo', os chamados 'consultores econômicos', descaradamente, apostavam em um fracasso, como um d'eles, declarou: 'QUEM IRÁ COLOCAR A SUA GRANA PARA TENTAR BUSCAR PETRÓLEO A 7 KM EMBAIXO D'ÁGUA?' (e, depois do sucesso, ninguém o cobrou!)!
 
Segundo comunicado da Petrobras(infelizmente, em vários textos, esqueço que o nome Petrobras não possui mais o acento no a de BRAS, um 'projeto, fantástico', do FHC e sua turma, que, no intuito de privatiza-la, quase de graça, achavam que o ACENTO AGUDO DIFICULTAVA PARA O GRINGO FALAR!), ainda em fase inicial, já estar se extraindo mais de 500 mil barris de petróleo, por dia, cuja previsão, em meados de 2016, serão mais de 4 milhões por dia, onde essa empresa e o Brasil passarão de importador, parte, o falado petróleo fino (por isto pensaram em PASADENA), exportador, onde o Brasil será um dos cinco maiores produtores de petróleo do mundo, como comparação, ficará atrás dos EUA, da Rússia, da Arábia  Saudita, Kwait! A situação já estar ficando confortável para a Petrobras, já neste ano, onde o valor de importação de petróleo e derivados já caiu em torno de 40%! ISTO A RAÇA DE 'CONSULTORES' E OPOSITORES NADA FALAM, e a mídia, cega, como essa FOLHA, por justiça, a menos cega, que ainda nos trás uma manchete dessa! COMPARAR A NAÇÃO AMERICANA, DESCOBRIDORA DO PETRÓLEO, HÁ MAIS DE CEM ANOS, COM O NOSSO, AI É SACANAGEM! Será bom para todos nós, inclusive, para a Petrobras que a produção de petróleo cresca, e muito, para que não paguemos pelo preço do óleo, do combustível, etc. valores absurdos como eram em recente passado, principalmente, quando das intermináveis guerras no oriente médio! Vejam que essa guerra, mais uma das inúmeras entre Israelenses e Palestinos, quase não abalou a estrutura de produção, abastecimento e preço do petróleo, como era no passado, quando os países produtores, juntos em um cartel chamado OPEP, queriam ditar as ordens do mundo, inclusive, ameaçavam ao mundo ocidental! Por sinal, especulam-se que esse cartel não durará muito tempo face as brigas internas, onde cada país deseja produzir e exportar mais, além do baque do seu maior comprador, os EUA, que já diminuiu 40% das suas compras, apesar de todos saberem que poderia ser 100%, ou seja, os EUA conseguiram a sua independência política e econômica desses países, muitos d'eles, seus adversários! Quem não se lembra dos 'comentários' dos 'consultores econômicos' que nos diziam que a OPEP SERIA A CHAVE DO MUNDO, ONDE DEIXARIAM AS NAÇÕES DO OCIDENTE DE JOELHOS!
 
Agora, o que precisamos é exigir que a Petrobras fabrique todos os derivados do petróleo, deixando de  ser exportadora de matéria prima! Não se justifica e não se justificará que importemos produtos acabados, caríssimos, muitas vezes com a matéria prima do Brasil! Vejam esse exemplo: a Coréia do Sul, sem uma gota de petróleo em seu subsolo, é, depois dos EUA, o maior fabricante de derivados do petróleo, a sua terceira fonte de exportação! Como podemos aceitar que o Brasil compre trilhos para a ferrovia, na China, na Espanha, etc., com todo o ferro saído do Brasil? Ontem, por exemplo, chegou um navio, no porto de Ilhéus, na Bahia, com 3.500 trilhos para uma ferrovia que se encontra em construção, e, a mídia deu a notícia como 'fantástica'! Como podemos exportar grãos de café, cuja saca custa 4 mil dólares, e, quando processado lá, nos EUA, vira '´café americano', onde faturam 20 mil dólares? Assim é com o suco de laranja, onde levam milhares de barris; com a soja; com o algodão; etc., etc.! APRENDEMOS NAS FACULDADES, ATÉ NAS ESCOLAS DO PRIMEIRO E SEGUNDO GRAUS, QUE PAÍS EXPORTADOR DE MATÉRIA PRIMA É UM PAÍS POBRE, E, O PAÍS TRANSFORMADOR DA MATÉRIA PRIMA É UM PAÍS RICO! Nós, infelizmente, ainda somos pobres, em vários segmentos da sociedade!

Mas, voltando à manchete deste texto, como a FOLHA colocou, por eles, o Brasil deveria abandonar o pré-sal face as descobertas americanas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário