sexta-feira, 18 de julho de 2014

'RESSENTIMENTO', UMA DAS MAIORES DOENÇAS DO SER HUMANO, POR QUE?



Segundo a psicologia, o RESSENTIMENTO é uma situação, muito desagradável, que passamos na vida, uns com grandes intensidades, outros, com menor, porém, todos nós temos um pouquinho, quando o ideal seria não possuirmos, mas, infelizmente, carregamos um pouco! Eu mesmo fico chateado POR QUE SOU TÃO LINDO, E OUTROS SÃO MENOS, OUTROS FEIOS, etc., mas, o importante é que somos todos irmãos, uma única raça, A RAÇA HUMANA! É bom frisar que somente STALLIN E HITHER, DUAS MISÉRIAS DA PIOR ESPÉCIE, foram os criadores de raças, gerando dai o preconceito, a distancia entre as pessoas, medidas pela cor, pela riqueza, etc., etc.! Eu graças à Deus não sofro com os meus amigos, conhecidos por ser TÃO LINDO! Também, não tenho ressentimento em andar com amigos, colegas e conhecidos feios, pois, todos somos iguais!
 
Existem um conjunto de conceitos que formam essa MISÉRIA HUMANA CHAMDA RESSENTIMENTO:
 
. desapontamento com algo; inveja, essa o ÚNICO PECADO QUE SE ENCONTRA NA BÍBLIA SAGRADA, pois, d'ele saem os demais! E o mais grave, quem possui essa praga humana, simplesmente, se esquece dos seus, da sua vida, pois, se preocupa tanto com os outros que esquece de si! ciúme, outra praga, tanto no relacionamento pessoal como em outros segmentos! mágoa; atribulação; descontentamento; desgosto, desolação, dissabor, luto, pena, etc.!
 
O que temos que fazer, segundo psicólogos, médicos, padres, Papa, etc.? Neutralizar esse terrível sentimento! Através da valorização das mínimas coisas que fazemos, ou seja, não podemos somente valorizar as grandes coisas! Valorizar o que temos, do mínimo ao máximo, como família, filhos! Saber que a vida é composta de valores positivos, a grande maioria, disparadamente, e, também, sabermos negociar os negativos, a grande minoria, mas, infelizmente, no estado de ressentimento, damos mais valores aos negativos! compaixão para com os outros, mesmo desconhecidos! Por exemplo, quando vejo um jovem, até de menor idade, jogado nas sarjetas da vida, tomando drogas, matando, etc., e, até mesmo, pessoas velhas, porém, assaltantes, assassinos, etc., e ai fico com compaixão dessa gente perdida na vida, sem valores, sem família, sem nada, a única coisa que pensam é na morte, ou seja, acompanhando os maus espíritos!
 
Vejam o que o Grande Pensador da Igreja Católica Apostólica Romana, um d'eles, PAPA EMÉRITO BENTO XVI, em seu Livro 'JESUS DE NAZARÉ', escrito quando ainda era Papa: "NA LUTA CONTRA SATANÁS, JESUS VENCEU À MENTIRA, A DIVINIZAÇÃO DO PODER E DO BEM-ESTAR! Á MENTIROSA PROMESSA DE UM FUTURO CONCEDENTO TUDO A TODOS POR MEIO DO PODER E DA ECONOMIA. ELE OPÔS O SER DIVINO DE DEUS - DEUS COMO VERDADEIRO BEM DO HOMEM"!
 
Mas, para consolidar este texto, vamos a uma música, que foi de muito sucesso, mas, uma prova, escrita, do que é o RESSENTIMENTO,  dos compositores e cantores JADS e JADSON. Eles repetem, várias vezes, trechos dessa composição, como o primeiro, a seguir, onde eliminei alguns para que o texto não ficasse tão grande:
 
Agora ,tô judiando, tô
Agora, tô maltrantando, tô
Quero te ver sofrer o que me viu sofrendo
Quero te ver beber o que me viu bebendo.
 
Agora, tô judiando, tô
Agora, tô maltratando, tô
Quero ter ver sofrer o que me viu sofrendo
Quero te ver beber o que me viu bebe
 
Ô RESSENTIMENTO
Como pude ter suportado tanto tempo
Provando todo dia a sua INGRATIDÃO
Com medo das suas ameaças de separação.
 
RESSENTIMENTO você brincando e eu pensando  em
CASAMENTO
Agora, to com outra e você ta sabendo
Tá louca desorientada querendo tomar veneno
 
Agora ,tô judiando, tô
Agora, tô maltratando, tô
Quero te ver sofrer o que me viu sofrendo
Quero te ver beber o que me viu bebendo
 
Agora, tô judiando, tô
Agora, tô maltratando, tô
Quero te ver sofrer o que me viu sofrendo
Quero te ver beber o que me viu
 
Ô , RESSENTIMENTO
Como pude ter suportado tanto tempo
Provando todo dia a sua INGRATIDÃO
Com medo das suas ameaças de separação
 
RESSENTIMENTO , você brincando e eu pensando em
Casamento
Agora, tô com outra e você tá sabendo
Tá louca desorientada querendo tomar veneno
 
Agora tô judiando, tô
Agora, tô maltratando, tô
Quero te ver sofrer o que me viu sofrendo
Quero te ver beber o que me viu bebendo
 
POIS É, MINHA GENTE, QUE LETRA PESADISSIMA! É O RETRATO DA VINGANÇA, UM DOS COMPONENTES DO RESSENTIMENTO! MUITO ÓDIO! SEM NENHUMA COMPAIXÃO! INVEJA! Vejam que DEUS NOS PEDIU: "QUANDO ALGUÉM BATER NO LADO DIREITO DO SEU ROSTO, DEI-LHE O ESQUERDO PARA ELE, TAMBÉM, BATE-LO"! Segundo o grande Papa Emérito Bento XVI, essa passagem não é como muitos de nós pensamos, inclusive eu pensava assim, de , covardemente, tomar um tapa de um  lado da cara e dar a outra, também. O que DEUS NOS PEDIU QUE PERDOASSEMOS ESSA POBRE PESSOA, com esse gesto você deu o outro lado para ele bater! Para que termos INVEJA DE OUTROS? Há uma mensagem do grande Espírito de Luz, JOANA DE ÂNGELIS, sobre a inveja: Uma senhora, muito rica, que viajava em um possante Mercedes-Bens, com motorista, chegava em uma loja, a mais luxuosa da cidade, e comprava o que desejava, saindo com caixas e mais caixas; toda semana, na sexta-feira ela aparecia! A INVEJA BATEU EM TODOS DA LOJA, inclusive, da única vendedora que ela optava, uma jovem, bem casada, com dois lindos filhos, que passava por muitas dificuldades financeiras, juntamente com o marido, por serem assalariados! Ela imaginou, um dia: 'É VERDADE: TODOS OS DIAS PEGO ÔNIBUS, LOTADO, PARA IR E VIR DA MINHA CASA AO TRABALHO; MEU MARIDO, TAMBÉM, ACORDANDO DE MADRUGADA PARA SER VIGILANTE EM UMA EMPRESA; MEUS FILHOS FICAM EM CASA, SOZINHOS, QUANDO CHEGAM DO TRABALHO, E, ESSA SENHORA, APESAR DE SER TÃO BOA COMIGO (DAVA-LHE BOAS GORJETAS!), VIVE NESSA MORDOMIA TODA, 'TODA FELIZ'! O Espírito de Joana de Ângelis, vendo todas aquelas lamentações, inclusive, das colegas de trabalho, resolveu acompanhar as duas: a rica e a vendedora: a primeira, ao chegar em casa, uma mansão, foi logo perguntando pelo marido e seus três filhos, recebendo respostas que os três viajaram, os filhos para a casa de veraneio, onde todas as semanas viajavam com amigos, deixando-a sozinha, há meses; o marido, já com uma outra mulher, viajava para o exterior, dizendo que ia a negócio, e, ela se desesperava, jogando todas as compras na sala, indo para o seu quarto onde passava dias chorando e sem se alimentar, cada vez mais ficando doente, até falecer! A vendedora, depois de um dia intenso, cansativo, pegando ônibus insuportáveis, todas as vezes que chegava no fim de linha, ao saltar estavam lá os seus dois filhos, abraçando-a e beijando-a; o marido, cansado, procurava arrumar toda a casa, preparando o jantar para que ela não tivesse mais trabalho (Oh, Deus, tomara que a minha mulher não leia este texto!), e, ai, faço-lhes esta pergunta: QUEM ERA MAIS FELIZ?
 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário