terça-feira, 15 de julho de 2014

SE O GOVERNO FEDERAL, ESTADUAIS E MUNICIPAIS DESEJAREM, LOGO, PLANTAR SEMENTES PARA UM NOVO FUTEBOL DO BRASIL, OU SEJA, RESGATAR O MARAVILHO FUTEBOL ARTE, ALÉM...



.. do que já falamos, aqui, neste blogdopovão, e, também, a imprensa independente deste País, como a revista CARTA CAPITAL, desta semana, lembrei-me da minha época de estudante do primário e ginásio, onde estudei em escolas públicas, maravilhosas (na época, escola particular era chamada de 'fábrica': PAGOU, PASSOU!), onde existiam CAMPOS PARA A PRÁTICA DE FUTEBOL, com preparadores físicos (na época 'professor de educação física'), nos orientando, sendo juiz da partida! Também, quadras de futebol de salão, basquete e vôlei, e, em muitas das escolas, ginásios cobertos, com arquibancadas, etc., onde fazíamos campeonatos entre bairros, entre escolas! As praças públicas eram obrigadas a ter um campo de futebol, até minicampo, dependendo do tamanho da praça, e, quadra de futebol, basquete e vôlei, onde os moradores compravam redes, bolas, etc.! Mas, os 'modernos urbanistas' e 'arquitetos', recebendo ordens dos 'competentes e honestos' gestores públicos esqueceram desses equipamentos, onde, dificilmente, vemos em qualquer praça deste País! Também, os gananciosos empresários da área educacional, sempre visando lucro, jamais destinaram áreas para construção dessas praças de esportes, trocando-as por mais e mais salas de aula! Na minha época, estudante primário em Feira de Santana, a 110 km de Salvador, vários meus colegas de aula saíram para o profissional do futebol, quase a metade do fluminense de feira de Santana, que veio a ser campeão da Bahia, onde a metade desse time foi formada em campos referidos acima! Vários jogadores do Bahia já saíram de campos de bairros, etc., em toda a Bahia, e, também, outros clubes! O próprio Pelé começou em um campinho, no seu bairro, de terra; o Garrincha começou em um campinho, na periferia do Rio de Janeiro, em um local chamado 'pau grande', e outros e outros milhares por ai! Hoje, infelizmente, milhares de jovens, pobres, não podem nem jogar as suas peladas, pela inexistência desses equipamentos, ficando REFÉNS DAS 'FAMIGERADAS ESCOLAS DE FUTEBOL', todas financiadas e mantidas pelos cânceres do futebol, os chamados 'empresários a bola"! POR ISTO, SOMENTE APARECEM OS QUE TIVERAM A SORTE DE CONSEGUIR UMA VAGA COM ESSA RAÇA, pois, pode ser um futuro craque, extraordinário, jogando nos bairros, sem nenhuma orientação, mas, se não tiverem submissos a esses cânceres, dificilmente, terão futuro!
 
RESUMINDO, TEMOS QUE EXIGIR DOS GOVERNOS A VOLTA DOS CAMPOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, DE QUADRAS DE FUTEBOL DE SALÃO, BASQUETE E VOLEI, TAMBÉM, QUE TODAS AS PRAÇAS PÚBLICAS, TERRENOS DE BAIRROS SEJAM DESTINADOS PARA ESSES EQUIPAMENTOS!
 
Em tempo: Salvador, vergonhosamente, não possui um só ginásio olímpico! Há décadas! O Balbininho, velho e ultrapassado, foi implodido para virar estacionamento, pago, da arena fonte nova, onde o governador Wagner prometeu aos baianos que, imediatamente, começaria um novo, lá em Pituaçu, onde fica o estádio de futebol com esse nome, pois é, até hoje, já no fim do seu segundo mandato, nem projeto existe, e, pasmem, ainda querem que baiano ganhe medalha olímpica! Por sinal, a única que eu acredito é aquela destinada pelas indústrias de bebidas para quem TOMAR MAIS COPO DE CERVEJA, CACHAÇA, WHISKY, VODKA, etc, etc., POR DIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário